Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Seminários Virtuais: modelo heliocêntrico e ciência árabe em debate
Início do conteúdo da página

Seminários Virtuais: modelo heliocêntrico e ciência árabe em debate

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 13h19 | Última atualização em Sexta, 10 de Julho de 2020, 13h19 | Acessos: 522

Baseada na pesquisa teórica que fundamentou a defesa de mestrado de Emanuel Cardoso, a próxima apresentação dos Seminários Virtuais de Física terá como tema “Copérnico e a ciência árabe no encontro de culturas: uma contranarrativa para o ensino de ciências”. O encontro será realizado na quarta-feira, dia 15 de julho, às 19h, pelo serviço Conferência Web da RNP e será transmitido a partir do link bit.ly/seminariocefet.

O seminário busca discutir aspectos sobre a reprodução cultural e a reprodução de discursos nos currículos de educação científica, com foco em um episódio histórico: a inauguração do modelo de mundo heliocêntrico por Nicolau Copérnico. A partir de uma contranarrativa – que aborda questões apagadas da narrativa principal, como, por exemplo, as contribuições árabes – , o estudo procurou contextualizar temporal e espacialmente o surgimento da escrita e a transposição idiomática no mundo árabe, apontando potencialidades pedagógicas do episódio histórico e suas possibilidades na educação em ciências pelo viés multicultural e decolonial.

Emanuel Cardoso tem formação em Licenciatura em Física pelo Cefet/RJ campus Petrópolis e mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Cefet/RJ campus Maracanã. Atualmente é professor de física na rede privada de ensino.

 

Sobre os Seminários Virtuais

Organizado por professores de Licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, o projeto de extensão “Seminários Virtuais” busca discutir assuntos atuais ligados aos temas do curso: física, ensino de física, matemática, educação, inclusão, dentre outros. As apresentações semanais serão realizadas por alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais.

“Sentimos a necessidade de oferecer aos estudantes uma oportunidade de manterem um vínculo ativo com o curso durante esses tempos de pandemia. Tempos difíceis sempre trazem muitos aprendizados. Acredito que a sociedade está aprendendo a interagir mais a distância. E não só através de redes sociais, profissionalmente também. Após essa experiência, esperamos que nossos alunos estejam mais preparados para o novo mercado de trabalho que vai surgir nos tempos pós-pandemia”, declarou o professor Daniel Micha, um dos idealizadores do Seminários Virtuais.

Além de buscar aumentar a interação com a comunidade interna, o projeto também está aberto ao público externo. De acordo com Daniel, essa é uma virtude da iniciativa, que possibilita a integração com outros campi do Cefet/RJ e com outras pessoas interessadas na temática: “presencialmente, seria muito difícil integrar todos em um mesmo local num mesmo dia e horário. À distância, isso fica mais fácil. Estamos muito esperançosos pra que tudo dê certo”.

Os interessados em contribuir com apresentações podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com, informando nome completo, instituição e área de interesse.

Fim do conteúdo da página