Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto Expedições: trilhando novos caminhos em tempos de pandemia
Início do conteúdo da página

Projeto Expedições: trilhando novos caminhos em tempos de pandemia

Publicado: Terça, 22 de Setembro de 2020, 13h47 | Última atualização em Terça, 22 de Setembro de 2020, 15h46 | Acessos: 1490

A pandemia do novo coronavírus tem nos desafiado desde março de 2020. Passamos por muitas mudanças e muitas incertezas neste momento tão único que vivemos. Foi preciso nos adaptar a esta nova realidade. Adaptações que trouxeram novos aprendizados e novos caminhos, como os trilhados agora pelo projeto de extensão “Expedições do Cefet/RJ campus Petrópolis”.

Iniciado em 2016 com foco em atividades de educação e interpretação ambiental em trilhas, o Expedições sempre buscou estudar e apresentar a diversidade natural e social de percursos e áreas protegidas, desenvolvendo com seus participantes questões referentes ao paradigma ecológico por meio da integração multidisciplinar entre ecologia, geografia, saúde e educação física. Em 2020, o projeto tem se adequado para uma atuação remota, fortalecendo a pesquisa e os estudos a partir de três temáticas principais:

  • Unidades de Conservação e trilhas do município de Petrópolis;
  • Caminhos da Serra do Mar, trilha de longo curso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
  • Aspectos da visitação em áreas naturais durante a pandemia (aumento da visitação, protocolos de reabertura das unidades de conservação, benefícios do montanhismo para a saúde física e mental).

 

Expedição aos Castelos do Açú e aos Portais de Hércules em julho de 2019.

“O projeto possui a importância de refletir sobre as relações existentes entre sociedade e natureza, além dos aspectos positivos para a saúde física e mental das atividades realizadas em trilhas, reflexões comuns na pandemia”, destacou o professor de geografia Fernando Pessoa, coordenador do projeto ao lado do docente Marcelo Salomão. Fernando afirmou que o momento tem sido importante para organizar dados de atividades realizadas em anos anteriores e para aprofundar o conhecimento das áreas antes visitadas nas expedições. “Temos observado um aumento na procura por atividades em áreas naturais, algumas vezes até de forma descontrolada, o que gera inúmeras questões com as quais temos condições de refletir e, eventualmente, colaborar para uma melhor organização: capacidade de carga dos atrativos naturais; riscos envolvidos; manejo e sinalização das trilhas, dentre outras”, ressaltou.

A equipe do projeto – que conta hoje com 18 participantes, entre professores, pesquisadores, alunos bolsistas e voluntários – tem realizado reuniões semanais, alimentado Facebook, Instagram e o recém-criado canal do Youtube, desenvolvido artigos para eventos e participado de encontros virtuais dos projetos de extensão em práticas de aventura do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). No próximo dia 6 de outubro, o Expedições será responsável pela apresentação “Montanhismo na Serra dos Órgãos: experiências do projeto de extensão Expedições do Cefet/RJ campus Petrópolis”, que passará no canal do Youtube do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Práticas Corporais, Escola e Sociedade (NEPPCES) do IFRJ.

 

Multidisciplinaridade e aprendizado em equipe

Em 2020, a equipe do projeto Expedições cresceu, com a entrada de novos alunos e colaboradores externos. A multidisciplinaridade é notável entre os participantes, que possuem atuações específicas no projeto, desde turismo de aventura a geoprocessamento, passando por tecnologias, relações raciais e conflitos ambientais. O projeto também conta com quatro discentes bolsistas e cinco voluntários, entre alunos do ensino médio integrado e da graduação, que participam diretamente das pesquisas e dos trabalhos acadêmicos – desde a ideia inicial até a elaboração do texto – e ficam responsáveis pelas postagens nas redes sociais.

A aluna do 8º período do curso de Bacharelado em Turismo, Luana Pitzer, teve o primeiro contato com o Expedições logo em 2016, quando começou a participar das trilhas. Em 2018, passou a atuar como voluntária e hoje é bolsista do projeto. Além das práticas de campo, ela já fez parte de mais de dez trabalhos científicos apresentados em eventos da área.

“Acredito que boa parte do caminho que trilhei no Cefet/RJ teve muita influência do Expedições. Mergulhei na temática ambiental e, mesmo agora, para a conclusão do curso, tem me influenciado.  (...) O projeto me impactou academicamente ao me inserir nas produções e eventos científicos, além de mudar meu estilo de vida, fazendo eu valorizar ainda mais a natureza da minha cidade”, declarou Luana.

A aluna Luana Pitzer durante a Travessia Petrópolis - Teresópolis, em 2018.

A temática ambiental e a valorização de atividades ao ar livre têm encantado os alunos desde 2016. Assim como Luana, Nycole Moura, do 2º ano do ensino médio integrado, foi despertada pelo enfoque em atividades educacionais em trilhas e ingressou no projeto como bolsista no primeiro semestre de 2020. “O projeto visa não só a interpretação ambiental em trilhas, mas também nos impulsiona a ter um contato com a natureza, fazendo com que, cada vez mais, estejamos dispostos a conhecer e pesquisar aquele local natural. Além disso, nos mostra o quão importante é a preservação daquela área exuberante”, frisou a estudante.

O coordenador Fernando Pessoa reforçou a importância do projeto na vida dos alunos, que passam a ter um contato maior com a temática e, com isso, desenvolvem um posicionamento em relação às questões ambientais, além de influenciar as práticas sustentáveis de familiares e pessoas próximas. “Petrópolis tem um potencial significativo. São muitos remanescentes florestais preservados e um ambiente montanhoso que afeta diretamente a dinâmica do município, com cerca de 60% do seu território inserido em unidades de conservação, o que lhe confere significativa diversidade natural. Desenvolver tais temas é de suma importância e é assim que tentamos envolver os alunos, tanto em termos acadêmicos quanto pessoais”, enfatizou.

 

Elaboração de trabalhos e participação em eventos

“A participação em eventos tem sido um dos pilares desse período remoto”, afirmou Fernando Pessoa. O projeto já apresentou trabalho no X Seminários de Estudos do Lazer no dia 16 de setembro*, participou do Desafio Trilhando a Transformação: inovações em turismo sustentável e foi confirmado na Conferência da Terra – Fórum Internacional do Meio Ambiente, evento que acontecerá de 4 a 7 de novembro. Além disso, tem três propostas submetidas para a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) do Cefet/RJ, a ser realizado de 23 a 27 de novembro, e para o 9º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (Sigabi), da UFRRJ, evento que o Expedições participa desde 2016 e que, em 2020, acontecerá on-line de 10 a 12 de novembro. O projeto ainda pretende participar do Encontro de Pesquisadores do Parnaso, de 30 de novembro a 5 de dezembro.

*apresentação já disponibilizada no canal do Youtube.

 

Atividade final de 2019 no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. 

 

Equipe do Projeto Expedições do Cefet/RJ campus Petrópolis

Coordenadores: Fernando Pessoa e Marcelo Salomão.

Colaboradores: Marcelo Porretti (saúde e turismo de aventura); Marco Aurélio Jucá Júnior (telecomunicações); João Thompson (tecnologias, desenvolvimento de aplicativos e soluções de divulgação de dados); Gabriel Monteiro (relações raciais e movimentos sociais); Maria Peixoto (educação ambiental e geomorfologia); Luiza Pessoa (conflitos ambientais e unidades de conservação); e Bruno César dos Santos (geoprocessamento e biogeografia). 

Alunos bolsistas: Nycole Moura  (PIBEX – 2º ano do ensino médio integrado); Thiago Freitas (Faperj Jovens Talentos – 3º ano do ensino médio integrado); Lucas Duarte (PIBIC/EM – 4º ano do ensino médio integrado); e Luana Pitzer (PIBIC/Graduação – Bacharelado em Turismo).

Alunos voluntários: Breno Ferrari (3º ano do ensino médio integrado); Breno Fateicha (1º ano do ensino médio integrado); João Miguel Carius (3º ano do ensino médio integrado); Lusmar Rodrigues (Bacharelado em Turismo); e Fillipe Fernandes (Bacharelado em Turismo).

 

Redes sociais do projeto

Instagram: https://www.instagram.com/expedicoescefet/

Facebook: https://www.facebook.com/expedicoesCefet

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC3AafG2HZXcbUXH0RyUdNBQ

 

Fim do conteúdo da página