Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto Highlights: ecosofia e ética do cuidado em atividades on-line
Início do conteúdo da página

Projeto Highlights: ecosofia e ética do cuidado em atividades on-line

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 00h22 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 12h52 | Acessos: 696

Com o intuito de proporcionar educação ambiental por meio de eventos de recreação e lazer, o projeto de extensão “Highlights – eventos sustentáveis”, do Cefet/RJ campus Petrópolis, trabalha a partir da ecosofia de Félix Guattari. Em 1990, o filósofo francês propôs uma nova forma de relacionamento com a psique, com o meio ambiente e com a sociedade a partir de três ecologias: a pessoal, a social e a ambiental. Trabalhados de formas interdependentes, esses são, portanto, os eixos que norteiam as atividades do Highlights, que passou a atuar exclusivamente no universo digital devido à pandemia do novo coronavírus.

Desde agosto deste ano, o projeto vem apresentando sua proposta e propagando suas mensagens nas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) com temáticas relacionadas ao meio ambiente e ao bem-estar pessoal, tais como: relaxamento e harmonização, alimentação saudável e autoconhecimento. Até o momento, já foram produzidos quatro vídeos pela equipe multidisciplinar do Highlights, formada por três professoras do campus Petrópolis, seis alunos do curso de Bacharelado em Turismo e dois colaboradores externos. “A principal proposta foi de produzir alguns vídeos de apresentação e de sensibilização da relevância das três ecologias norteadoras do projeto e da ética do cuidado”, destacou Carla Mello, coordenadora do projeto.

Além de um vídeo síntese da proposta do Highlights, três vídeos descreveram cada ecologia de Guattari e propuseram atividades ao público: na ecologia pessoal, o objetivo foi a reconexão consigo mesmo por meio da criação de uma espaço sensorial; na ecologia social, o evento sugerido é o Spaz do Cuidado, que mostra técnicas simples de massagem recreativa e a prática milenar do escalda pés; e na ecologia ambiental, foi apresentado o “chá da vida”, no qual o cultivo da hortelã foi associado ao cultivo da saúde e da arte do bom encontro.

O aluno do 2º ano do Bacharelado em Turismo Caio Azevedo ingressou no projeto como bolsista por ter se interessado pelo conceito da ecosofia, que, segundo ele, o ajudou a incentivar ainda mais as pessoas a ver a real beleza da natureza. Caio destacou o papel relevante do Highlights nos tempos atuais, quando “muitos estão ignorando a importância do meio ambiente”. O estudante frisou ainda: “como o nosso projeto trata da filosofia dentro do meio ambiente, ele serve como uma forma de pensar e impactar sobre essa situação”.

 

Próximos passos do projeto

Além de continuadamente fortalecer a ecosofia de Guattari entre seus participantes, por meio de oficinas e encontros internos, o Highlights prevê uma série de atividades em suas redes sociais para os próximos meses. Três vídeos já estão previstos, trazendo temáticas como expressão corporal e escrita, método dançafluxo (dança somática e prática de si) e arte terapia de Hélio Oiticica. No Facebook, o projeto lançará a iniciativa “Highlights – Bem Nutrir”, com dicas de alimentação saudável.

Outros eventos sobre sustentabilidade, consumo consciente, arte terapia, entre outros, estão sendo pensados para o mês de outubro, e a participação na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Sepex) do Cefet/RJ está prevista em novembro, com uma oficina do método dançafluxo. Para dezembro, o Highlights realizará a criação de um café filosófico virtual em plataformas digitais, facilitando a troca de experiências e apreciações sobre a vida, a natureza, a filosofia e suas inquietações. Esses encontros contarão com apresentações artísticas sobre as temáticas trabalhadas pelo projeto e, ao final, será criado de um mural filosófico sobre as reflexões apresentadas durante o evento.

 

Equipe do projeto Highlights

Coordenadoras: Carla Graça Mello e Aixa Melo de Oliveira;

Colaboradores: Isabela Vieira Daudt (artes Cefet/RJ campus Petrópolis), Ciro Medeiros Bruno (matemático e discente de Engenharia de Alimentos do Cefet/RJ campus Valença) e  Marcelo Henares Porto (fisioterapeuta do espaço Tamai de terapias integradas de Mangaratiba).

Alunos: Caio Azevedo (bolsista), Michael Pissurno (estagiário),  Fernanda Werneck, Victor Marinho, Rosana Gabriela Alves e Patrick Rafael Lucindo.

 

Redes sociais do projeto

Instagram: https://www.instagram.com/highlights__projetoextensao_/ 

Facebook: https://www.facebook.com/Eventos-Sustent%C3%A1veis-108696567473807 

YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCc9iM4_-RIRTaR3SVaYzaxA 

 

 

 

Fim do conteúdo da página