Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Leia Mulheres: a literatura feminina em encontros mensais e virtuais
Início do conteúdo da página

Leia Mulheres: a literatura feminina em encontros mensais e virtuais

Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 21h37 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 13h52 | Acessos: 771

Um passatempo, uma válvula de escape, uma porta de entrada para o conhecimento. Em tempos de pandemia e de isolamento social, a literatura se apresentou mais uma vez como essencial para o ser humano. O livro tornou-se um aliado ainda mais forte no enfrentamento da solidão e do estresse, possibilitando conhecer novos mundos mesmo estando em casa. E foi de casa que os participantes do clube de leitura Leia Mulheres continuaram a se encontrar mensalmente para debater a literatura feminina. Por meio do aplicativo Jitsi Meet, o grupo já realizou cinco eventos on-line desde maio deste ano e o sexto acontecerá no dia 7 de outubro, quando será discutida a obra “O crime do Cais do Valongo”, de Eliana Alves Cruz.

 

Encontro virtual do Leia Mulheres realizado em setembro de 2020, com a presença da autora Luciana Nabuco.

“O espaço virtual revelou-se como uma boa opção para o desenvolvimento de projetos que envolvem a literatura”, declararam a professora Elisabeth Gonçalves e a bibliotecária Luciana Castro, coordenadoras do projeto de extensão “Leia Mulheres: mediação de leitura”, do Cefet/RJ campus Petrópolis. Elas afirmaram que a adaptação da iniciativa para a atuação remota possibilitou o acolhimento das pessoas, que, isoladas, buscam mais a literatura e encontram no projeto “um espaço para a discussão da obra, o que complementa a leitura individual e abre novos pontos de vista”.

Desde 2019, o projeto de extensão do campus Petrópolis é parceiro do Coletivo Leia Mulheres, um movimento que nasceu com o objetivo de dar mais visibilidade aos livros de autoria feminina. Inicialmente disseminado no universo digital pela hashtag #readwomen2014, criada pela escritora britânica Joanna Walsh, o projeto se concretizou em forma de clubes de leitura no Brasil em 2015, quando Juliana Gomes, Juliana Leuenroth e Michelle Henriques colocaram em prática os encontros focados em obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas.

Atuando em Petrópolis desde 2017, o Leia Mulheres realiza suas reuniões sempre na primeira quarta-feira do mês e conta atualmente com a mediação de Linda Feitoza e Marise Zanelatto. Em 2020, o desafio do isolamento social apareceu e o grupo logo se organizou para se adaptar para o modelo remoto. A dinâmica dos encontros – que é bastante democrática, admitindo a participação de pessoas que leram, leram parcialmente ou não leram os títulos escolhidos – não foi alterada. Já o número de participantes quase dobrou. “No presencial, as pessoas tinham diversos fatores particulares que as impediam de participar de todos os encontros. Esse aumento também se dá pela frequência de pessoas de outros cidades, estados e países. Temos recebido novos participantes e o grupo vem se consolidando cada vez mais, mesmo num tempo tão obscuro para todos nós”, destacaram as coordenadoras do projeto.

 

Leia Mulheres e os alunos

 A participação dos discentes sempre foi considerada importante e enriquecedora para o grupo, seja como ouvintes/debatedores, seja como bolsista do projeto. “Propiciar aos alunos práticas diversificadas de letramento (no caso, letramento literário) contribui para a formação global do estudante, pois ajuda no domínio da leitura e da escrita, fundamentais no exercício profissional, além de desenvolver habilidades estéticas e o gosto pela arte”, ressaltaram Elisabeth e Luciana.

A aluna Amanda Alves tira foto do grupo em reunião realizada presencialmente em fevereiro de 2020.

A estudante do curso Licenciatura em Física Amanda Alves atua como bolsista do projeto desde 2019. Além de ler os livros do mês e fazer uma resenha da obra, a aluna participa da divulgação dos eventos e é responsável pela produção de relatórios sobre os encontros. “O projeto melhorou muito minha disposição pra literatura, principalmente porque, sendo aluna de um curso de exatas, acabava consumida pelo conteúdo acadêmico...O grupo também enriquece muito a minha percepção sobre os assuntos abordados nas leituras e me faz ver além da minha vivência, o que é indescritível!”, enfatizou Amanda.

 

Equipe do projeto “Leia Mulheres: mediação de leitura”

Coordenadora: Elisabeth Gonçalves;

Co-coordenadora: Luciana Castro;

Colaboradoras: Linda Feitoza (mediação, Coletivo Leia Mulheres); e Marise Zanelatto (mediação);

Aluna: Amanda Alves.

 

Redes sociais do projeto

Instagram: https://www.instagram.com/leia_mulheres_petropolis/

Facebook: https://www.facebook.com/groups/1751548455062785.

Fim do conteúdo da página