Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Roda de conversa debaterá acessibilidade em museus
Início do conteúdo da página

Roda de conversa debaterá acessibilidade em museus

Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 14h38 | Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 14h39 | Acessos: 491

Na próxima quarta-feira, dia 14 de outubro, às 19h30, os projetos de extensão “No batuque das águas do Caxambu: sensibilização pelo patrimônio cultural de Petrópolis/RJ” e “Ladrilhar: percursos inclusivos pelo Cefet/RJ campus Petrópolis” promovem a roda de conversa “Acessibilidade em Museus, sobre a Vida e o Amanhã”. Com o apoio no Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Petrópolis, o evento busca debater sobre acessibilidade e mediação cultural inclusiva, tendo como referências as experiências de mediação em dois museus da cidade do Rio de Janeiro: o Museu da Vida e o Museu do Amanhã.

 

A roda de conversa – que acontecerá pela plataforma Google Meet – contará com a participação de dois discentes do curso de Bacharelado em Turismo do Cefet/RJ campus Petrópolis, Danielly da Silva Leal e Miguel Cavalcanti, que atuaram como mediadores em projetos educativos nesses museus. Com a mediação do aluno Ariel Dornelles, o evento tem o objetivo de sensibilizar e estimular o debate em torno dos temas acessibilidade, tecnologias assistivas, turismo, mediação em museus e interpretação do patrimônio.

Os interessados podem se inscrever pelo formulário bit.ly/acessibilidade-museus-inscricao.

 

Sobre os museus

O Museu da Vida, criado em 1999, está localizado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e se dedica à memória da instituição, cuja origem remonta à criação do Instituto Soroterápico, na Fazenda de Manguinhos, em 1900, e à divulgação científica, articulando os temas como saúde, cultura, educação e ciência. O Museu do Amanhã, inaugurado em 2015 e idealizado como parte significativa do projeto de revitalização da zona portuária, busca promover um ambiente de exploração de ideias e futuros possíveis a partir da reflexão sobre as diversas atividades humanas e seus impactos na vida. Ambos os museus vêm buscando soluções para acessibilidade e experiências inclusivas de seus acervos e exposições.

Fim do conteúdo da página