Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Aluno da Engenharia de Computação do campus Petrópolis tem artigo aceito em revista internacional
Início do conteúdo da página

Aluno da Engenharia de Computação do campus Petrópolis tem artigo aceito em revista internacional

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 11h44 | Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 11h47 | Acessos: 830

A trajetória acadêmica de Thiago Teodoro, aluno do 7º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis, tem sido prestigiada com publicações científicas internacionais. Recentemente o estudante teve aceito um artigo submetido para a revista IEEE Transactions on Signal Processing, um dos periódicos mais renomados mundialmente na área de processamento de sinais, com Qualis A1 e fator de impacto de 5,028. "Esta é uma revista extremamente seletiva e mesmo alunos de doutorado costumam ter grande dificuldade de publicar um artigo nela", avalia Pedro Lara, seu orientador de Iniciação Científica.

Além do artigo na IEEE, Thiago já havia publicado trabalho em revista e congresso internacionais.

O artigo teve a coautoria dos docentes do campus Petrópolis Diego Haddad, Luís Tarrataca e Pedro Lara e do aluno do Programa de Pós-graduação em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO/ Cefet/RJ & UFF) Filipe Igreja – que, assim como Thiago, fazem parte do grupo de pesquisa "Redes Adaptativas e Processamento Inteligente" –  e da professora da UFRJ Fernanda Oliveira.  Intitulado "An Exact Expectation Model for the LMS Tracking Abilities", o estudo prediz características de desempenho de um algoritmo conhecido como LMS, muito popular em aplicações como cancelamento de eco acústico, equalização de canais, cancelamento de vibrações e mesmo em comunicação digital.

Em seu currículo, Thiago Teodoro também conta com um artigo em congresso internacional ("Recent Advances in Overcoming the Independence Assumption in Adaptive Filtering Analyses", publicado na conferência IWSSIP, em 2020) e um artigo em revista internacional ("Exact Expectation Analysis of the LMS Adaptive Identification of Nonlinear Systems", publicado na revista Electronics Letters, em 2019).

 

Sobre o artigo

O artigo relata o desenvolvimento de um modelo capaz de prever a evolução do desempenho do LMS mesmo quando o passo de aprendizagem do algoritmo assume valores elevados, o que é comum na prática.

O aprendizado do LMS é prejudicado quando os sistemas com os quais lida são variantes no tempo, o que acontece, por exemplo, quando esse algoritmo é utilizado num sistema de comunicação digital e um dos nós do enlace encontra-se em movimento. Nesse caso, o LMS deve ser capaz de rastrear a dinâmica dos sistemas envolvidos.

Já havia na literatura modelos para prever o comportamento do algoritmo LMS nesses casos, mas os modelos eram muito restritos, já que exigiam que o passo de aprendizagem do algoritmo fosse pequeno. O professor Diego Haddad e o aluno  Filipe Igreja elaboraram um modelo sofisticado para contornar esta restrição, mas o modelo exigia grande complexidade computacional e era de difícil implementação. Thiago se encarregou, juntamente com seu orientador Pedro Lara, a implementar o método de modo computacionalmente eficiente. Essa tarefa exigiu grande inventividade e cuidado, inclusive requerendo o desenvolvimento de sistemas novos de manipulação algébrica, com características recursivas.

Fim do conteúdo da página