Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Projeto Empreender: analisando e orientando sobre o novo mercado de trabalho
Início do conteúdo da página

Projeto Empreender: analisando e orientando sobre o novo mercado de trabalho

Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 13h25 | Última atualização em Terça, 13 de Outubro de 2020, 13h34 | Acessos: 553

Como está o mercado de trabalho neste período de isolamento social? Como podemos nos preparar para o mundo pós-pandemia? Essas são questões levantadas pelo projeto de extensão “Empreender: ideias simples e inovadoras”, do Cefet/RJ campus Petrópolis. Inicialmente voltado para o desenvolvimento da capacidade de criação de modelos de negócios entre alunos dos cursos de Engenharia de Computação e de Bacharelado em Turismo, com apresentações de iniciativas de natureza tecnológica em feiras de empreendedorismo locais, o projeto precisou se adequar para uma atuação remota.

Coordenado pela professora Roberta Dalvo, o Empreender entendeu a necessidade de falar do momento atual a partir de vídeos voltados para estudantes, recém-formados ou profissionais que desejam ingressar, se recolocar ou se reinventar. Dessa forma, o projeto criou o canal no Youtube “Meu negócio: ideias simples e inovadoras”, como o objetivo de postar vídeos sobre empreendedorismo duas vezes ao mês, trazendo profissionais que passaram por desafios e descobriram novas habilidades. “Convidamos especialistas na área de recursos humanos e empreendedorismo, que apresentarão dicas e instruções, seja para entrar ou para se reinventar no mercado de trabalho”, destacou a estudante do 4º período do curso de Bacharelado em Turismo Gabriela Cordeiro, bolsista do projeto.

O projeto lançou um canal no Youtube em outubro e já fez um vídeo-apresentação no dia 7.

Responsável pela criação das artes e pela administração do canal no Youtube e das redes sociais – Instagram e Facebook, criados para dar maior visibilidade aos vídeos e às temáticas abordadas –, Gabriela ressaltou como o Empreender a ajudou a entender melhor sobre a área e o quanto é importante compreender o “mercado competitivo que temos hoje em dia, o quanto que nos exigem e o quanto precisamos nos especializar”.

A troca de experiências e desafios entre aluna-bolsista e professora com expertise no tema foi essencial para o momento de adaptação do projeto, afirmou Roberta Dalvo. O aprendizado conjunto agora se concretizou em um cronograma de vídeos elucidativos, que trazem temáticas variadas como recolocação no mercado, elaboração e análise de currículo, como se portar em entrevistas, formas de qualificação, entre outras. No primeiro vídeo – “O que é o Meu Negócio?” –, divulgado no último dia 7 de outubro, Gabriela apresentou o canal  e seus objetivos. No próximo dia 21, o tema será “O novo normal no mercado de trabalho”, que será apresentado por Roberta Dalvo.

Antes de se adequar para atuação remota, o projeto previa organização e participação em feiras de empreendedorismo, como a realizada em 2017 durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

 

Equipe do projeto Empreender

Coordenadora: Roberta Dalvo

Bolsista: Gabriela Cordeiro

 

Redes sociais do projeto

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCacsRajYAlUAII5CiLJGXBA

Instagram: https://www.instagram.com/meunegocio.cefet/?hl=pt-br

Facebook: https://www.facebook.com/meunegociocefet

 

 

Fim do conteúdo da página