Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Educação ambiental na escola: construindo um futuro mais sustentável
Início do conteúdo da página

Educação ambiental na escola: construindo um futuro mais sustentável

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 11h53 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 12h08 | Acessos: 662

“Falar de educação ambiental é importante em qualquer época e em qualquer lugar”. A afirmação é da professora Suzana Campos, coordenadora do projeto de extensão “Ações de Educação Ambiental na Escola Municipal Odette Young Monteiro”, do Cefet/RJ campus Petrópolis. Desde 2017, a iniciativa seleciona anualmente uma escola pública para atuar e busca sensibilizar a comunidade escolar a desenvolver práticas ambientais sustentáveis, fortalecendo a visão crítica a respeito dos problemas do meio ambiente, propondo ações pela preservação ambiental e incentivando a redução, a reutilização e a reciclagem de resíduos produzidos na escola.

Uma das ações desenvolvidas pelo projeto é a orientação sobre descarte de resíduos e compostagem

“A grande intenção nossa é que a partir do contato com o conteúdo que é abordado e do trabalho que é realizado na escola, as pessoas – sejam funcionários, professores, técnicos, alunos (...) enfim, toda comunidade escolar – consigam levar isso para vida delas, para fora da escola”, destacou Suzana. Entretanto, 2020 trouxe um desafio: a impossibilidade de ter contato com as crianças, com a instituição escolhida. O projeto precisou se adequar à realidade do isolamento social e passou a atuar remotamente por meio do Instagram e do Facebook.

Os conteúdos trabalhados presencialmente passaram a ser compartilhados em suas redes sociais, assim como as atividades já realizadas em edições anteriores do projeto. O material educativo traz explicações sobre ações sustentáveis, coleta seletiva, desperdício de alimentos e reaproveitamento de materiais, entre outros, não só na escola como em casa também. “Em época de pandemia, as pessoas têm consumido e ficado muito em casa, então as postagens ajudam a pensar nos resíduos que elas geram, na possibilidade de fazer uma composteira e de como separar bem o material para ir para a reciclagem”, declarou Suzana, que vê na readaptação do projeto uma contribuição importante para o futuro, uma vez que não só a escola Odette Young Monteiro poderá acessar o conteúdo produzido, como também outras instituições.

 

As postagens nas redes sociais do projeto falam de educação ambiental na escola e em casa

“A atuação nessa pandemia tem sido legal por conseguir atingir pessoas além do nosso público-alvo”, ressaltou Isabelle Macedo, aluna do 3º período de Engenharia de Computação e bolsista do projeto. A estudante, que é responsável por produzir todo material visual, considera a iniciativa essencial por auxiliar na mudança de hábitos: “transmitir esse conhecimento tem me dado esperança em dias melhores para o meio ambiente”.

O envolvimento e a afinidade de Isabelle com o tema é destacado pela coordenadora Suzana, que vê nas discussões e nas questões trabalhadas pelo projeto um grande aprendizado para a aluna, tanto pelo lado pessoal, quanto pelo acadêmico.

 

O projeto atua em escolas públicas desde 2017, levando conscientização sobre práticas ambientais sustentáveis.

 

Equipe do projeto Educação ambiental

Coordenadora: Suzana Campus

Co-coordenadora: Luciana Castro

Alunas: Isabelle Macedo (bolsista) e Manuela Abaracon (voluntária).

 

Redes sociais do projeto

Instagram: https://www.instagram.com/educacaoambiental.cefet/

Facebook: https://www.facebook.com/educacaoambiental.cefet

 

 

 

Fim do conteúdo da página