Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Cefet/RJ sustentável: ações on-line e ênfase na educação ambiental durante a pandemia
Início do conteúdo da página

Cefet/RJ sustentável: ações on-line e ênfase na educação ambiental durante a pandemia

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 14h43 | Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 16h26 | Acessos: 690

Sustentabilidade e educação ambiental para a comunidade acadêmica. Atividades educativas abertas ao público e realizadas em ambientes institucionais. A atuação do projeto de extensão “Cefet/RJ sustentável: ações para 2020 da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do campus Petrópolis” sempre se pautou por promover práticas sustentáveis entre servidores, alunos e público em geral.

O que antes se concentrava essencialmente dentro do prédio da instituição, hoje está sendo realizado via plataformas digitais e redes sociais. A iniciativa tem atualizado a página da CCSS no Facebook e o recém-criado perfil no Instagram para falar de suas ações e abordar questões importantes, como os tipos de coletores e o correto descarte de materiais.  “Como trabalhamos com educação ambiental, não podemos parar. Em tempos de pandemia, é muito importante mantermos as informações sobre o trato e os cuidados com os resíduos circulando. Estamos em casa e produzindo muito mais resíduos que de costume e o aumento com o uso de embalagens triplicou por causa da necessidade de se manter tudo muito limpo e devidamente higienizado”, destacaram as coordenadoras da iniciativa Alexandra Rocha e Luciana Castro.

  

O projeto tem atuado nas redes sociais com informações úteis sobre práticas sustentáveis.

O aluno do 2º período do curso de Bacharelado em Turismo e bolsista do projeto Guilherme Hildebrant Netto tem tido participação fundamental para a criação de postagens para as redes sociais junto com a equipe da CCSS. Ele ressaltou que a ideia de sustentabilidade – “tão importante para a nossa vida em geral” – o motiva ainda mais a se empenhar. Guilherme afirmou que aprendeu muito com o projeto, desde o funcionamento de coletores e as formas de evitar a contaminação com resíduos até questões práticas de adaptação para a atuação remota. “Aprendi também que tem como ser sustentável mesmo em situações pandêmicas e assim ajudar a melhorar a comunidade como um todo”, concluiu.

O “Cefet/RJ sustentável” também têm planejado e realizado atividades de sensibilização e formação via plataformas digitais de comunicação. Em parceria com o projeto “Educação ambiental na escola”, a iniciativa promoveu no último dia 10 de novembro a palestra on-line “Você é ambientalmente correto quando ninguém está vendo?”, que buscou correlacionar a educação ambiental do Brasil com a do Canadá. “Estamos nas redes e nas mídias fazendo o nosso trabalho, com muito carinho, cuidado e profissionalismo”, enfatizaram as coordenadoras, que veem na adequação para atuação remota um processo que permanecerá futuramente e que deverá ser previsto na extensão universitária.  Alexandra e Luciana disseram ainda que a equipe do projeto está pensando em um novo desafio: realizar a Feira do Desapego em versão web.

O “Cefet/RJ sustentável” coloca em prática ações de sensibilização da CCSS, como a Feira do Desapego, realizada anualmente no campus desde 2017.

 

Sobre a CCSS

Tudo começou em 24 de outubro de 2016, quando a CCSS do Cefet/RJ campus Petrópolis foi oficialmente criada para desenvolver ações recomendadas no Decreto Federal nº 5.940/2006, que prevê, no âmbito dos órgãos federais, a implantação e supervisão da separação dos materiais recicláveis, a verificação do destino final para as cooperativas, a geração de relatórios com uma avaliação de todo o processo, dentre outras atividades.

Acreditando que não somente o destino final dos materiais é relevante, mas também todo o processo educativo de construção de valores – desde “o que” e o “por que” consumimos, como utilizamos, descartamos, reutilizamos –, a CCSS dá ênfase também à promoção da educação ambiental por meio de seu projeto de extensão.

Submetido pela primeira vez em 2017, o “Cefet/RJ Sustentável: ações para 2020 da Comissão de Coleta Seletiva Solidária (CCSS) do campus Petrópolis” tem traduzido, desde então, o objetivo da CCSS de promover de forma gradual a inserção de práticas sustentáveis no campus Petrópolis, incentivando a educação ambiental e focando na aprendizagem e no manejo do material reciclável. Seu foco vai desde o uso adequado dos recursos materiais (incluindo hídricos e elétricos) até o trabalho de conscientização da comunidade.

 

Equipe do projeto

Coordenadora: Alexandra Rocha

Co-coordenadora: Luciana Castro

Colaboradores: Suzana Campos, Márcia Almeida, Priscila Alcântara, Laíce Scotelano, Leonardo Santos, Jonatan Gomes, Renata Mariano e Wanderson Amaral.

Aluno bolsista:  Guilherme Hildebrant Netto

 

Redes sociais do projeto:

Instagram: www.instagram.com/ccss.pet.cefet/

Facebook: www.facebook.com/ccsscefetpetropolis

 

 

Fim do conteúdo da página