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Sala de professores: ensino, linguagem e formação docente

Publicado: Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h22 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 14h24 | Acessos: 471

Cursos, debates, clube de leitura. Desde agosto de 2020, o projeto de extensão “Sala de Professores”, do Cefet/RJ campus Petrópolis, tem promovido atividades voltadas para questões relacionadas ao ensino e à formação de professores – que perpassam diversas áreas do conhecimento e consideram os aspectos social, histórico e cultural – e à linguagem, que se aprofunda em diferentes letramentos.

A iniciativa, que nasceu das reflexões teóricas desenvolvidas no âmbito do Núcleo de Estudos em Linguagem e Educação (Neline), já realizou dois módulos do curso de mesmo nome – “Sala de Professores” –, totalizando 20 horas de carga horária. A atividade reuniu discussões sobre Currículo, Didática e Formação de Professores. “Tivemos uma excelente adesão, com mais de 200 inscritos (sendo cerca de 80 participantes efetivos) na primeira edição e cerca de 50 participantes na segunda. Tivemos palestrantes externos convidados também. Foi bastante profícuo”, afirmou o professor Felipe Ferreira, coordenador do projeto ao lado da docente Alice Moraes.

Felipe destacou que a atuação on-line do projeto, devido ao distanciamento social, contribuiu para o alcance do curso: “o fato de ser por vias remotas nos permitiu chegar a pessoas que não poderiam aderir à modalidade presencial. A Formação de Professores numa instituição pública, laica, gratuita e de boa qualidade é importante em todos os cenários, mas especialmente neste, em que o trabalho docente tem sido reinventado”.

   

O projeto realizou um curso de extensão, dividido em dóis módulos, e outras atividades de forma remota, como os encontros do clube de leitura Leituragens.

Além do curso de extensão, o projeto também realizou encontros do clube de leitura Leituragens e um bate-papo sobre avaliação educacional. As atividades realizadas reforçam os principais objetivos da iniciativa, que busca ampliar as possibilidades de letramentos, em diversos campos, e promover oportunidades de formação de professores, na perspectiva da didática e do ensino, dos multiletramentos, para a abrangência da maior variedade de áreas possível e engajada com uma pedagogia crítica e a promoção de práticas contra-hegemônicas e antirracistas.

De acordo com a descrição do projeto, a metáfora da “Sala de professores” possibilita pelo menos duas leituras: 1) um espaço do qual professores dos mais diferentes exercícios possam se aproximar, dividir suas experiências e ampliar sua formação; e 2) um espaço para o qual professores de diversos campos possam ser convidados a oferecerem atividades de extensão, alinhadas com a proposta geral do projeto, ampliando ainda mais a abrangência junto à comunidade.

 

Equipe do Sala de Professores

Coordenadores: Felipe Ferreira e Alice Moraes;

Colaboradora: Elisabeth Souza, coordenadora do Neline.

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