Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Aluno do campus Petrópolis, e bolsista do LNCC, concorre a prêmio nacional de iniciação científica e tecnológica
Início do conteúdo da página

Aluno do campus Petrópolis, e bolsista do LNCC, concorre a prêmio nacional de iniciação científica e tecnológica

Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 14h49 | Última atualização em Quinta, 01 de Abril de 2021, 14h50 | Acessos: 725

O aluno Gabriel Pinheiro da Costa, do 10º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis, é um dos indicados para o 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. A indicação foi deliberada pela comissão PIBIC/PIBIT do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), instituição parceira do Cefet/RJ onde o estudante é bolsista de iniciação tecnológica.

Gabriel Pinheiro estuda Engenharia de Computação no campus Petrópolis e faz iniciação tecnológica no LNCC.

Iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a premiação busca estimular bolsistas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT), cujos relatórios finais se destacam pela relevância e qualidade. Para cada uma das categorias - Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica - serão premiados até três bolsistas, sendo um para cada grande área do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

“Fiquei contente pelo reconhecimento que nosso trabalho recebeu. Já são alguns anos de pesquisa e acúmulos, que foram contribuindo para gerar resultados cada vez melhores”, ressaltou Gabriel. Atuando na área de Computação de Alto Desempenho, o seu projeto consiste em otimizar aplicações (modelos computacionais que resolvem equações que descrevem problemas reais), fazendo com que elas tenham um melhor desempenho e executem mais rapidamente em arquiteturas paralelas (computadores com múltiplos processadores que realizam diversas tarefas concomitantemente). Gabriel é orientado pela professora Carla Osthoff (LNCC) e coorientado pelo pesquisador Frederico Cabral (LNCC), aluno egresso do curso de Licenciatura em Física do campus Petrópolis.

“O Cefet/RJ me deu toda a base de conhecimento técnico necessário para atuar num projeto que gerasse resultados como esse. No LNCC, eu tive contato com a pesquisa e a produção acadêmica. Foram duas formações correlacionadas que se completam”, destacou Gabriel.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página