Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Perfil do curso: Engenharia de Computação campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Perfil do curso: Engenharia de Computação campus Petrópolis

Publicado: Quinta, 01 de Abril de 2021, 20h01 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 14h47 | Acessos: 1020

Vagas: 35 por semestre 

Duração: 10 semestres 

Turno: manhã

Conceito 4 (MEC)

Conceito 4 (Enade)

 

Conhecendo o meio e o profissional

O setor industrial e de serviços no Brasil vem demandando um grande número de profissionais de Engenharia de Computação para atender aos diversos segmentos da sociedade. É natural que, em um mundo cada dia mais digital e dinâmico, a demanda por profissionais especialistas no desenvolvimento de hardware e software seja crescente.

O engenheiro de computação é o profissional habilitado a integrar softwares a equipamentos de diversos fins. O estudante que pretende seguir carreira na área deve ter interesse em tecnologia e ciências exatas.

 

O curso

O aluno de Engenharia de Computação terá ampla carga horária de Matemática, Física, disciplinas ligadas a Software e a Hardware, dentre outras áreas abordadas ao longo do curso, que pode ser concluído em cinco anos (10 semestres).

 

Corpo docente    

O corpo docente do curso conta com um total de 28 professores, altamente qualificados, com titulação mínima de mestre e maioria de doutores.

 

Oportunidades

O Cefet/RJ oferece diversas oportunidades que auxiliam no desenvolvimento de seus alunos. Dentre as quais, destacam-se:

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Os alunos do curso podem participar do PIBIC por meio de projetos de pesquisa de professores orientadores do quadro docente do curso ou de outro professor da Instituição. O Cefet/RJ abre, a cada ano, edital específico para a seleção de bolsistas. Os alunos também podem atuar como voluntários.

- Programa de Extensão - PBEXT

Os programas de extensão têm editais abertos anualmente para os projetos de extensão, os quais podem contar com a participação de alunos na condição de bolsistas ou de voluntários.    

- Programa de monitoria

Programa da Diretoria de Ensino (Diren), no qual são oferecidas bolsas aos alunos para desenvolverem atividades de ensino junto a algum professor que ministra uma disciplina do curso. Da mesma forma, como os demais programas, os alunos podem participar como voluntários.

- Programa de Intercâmbio Internacional

O Cefet/RJ possui editais anuais para intercâmbio de estudantes de graduação em universidades internacionais, de forma a complementar a formação do seu corpo discente. Esses editais especificam as universidades que podem receber os alunos do Cefet/RJ, além de descrever o processo seletivo dos estudantes candidatos. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa de estudos durante o período do intercâmbio, além de todo o apoio da instituição para assessoramento do aluno durante todo o processo.    

- Programas de Assistência Estudantil

O sistema Cefet/R concede auxílios para os alunos dos níveis Médio e Superior, mediante processo seletivo. Os Programas de Assistência Estudantil têm como fundamento a promoção do acesso e da permanência dos alunos na Instituição, que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou econômica, contribuindo para a sua formação acadêmica. São divididos em três: 1) Programa de Auxílio ao Estudante (PAE); 2) Programa de Auxílio ao Estudante com Deficiência (PAED); 3) Programa de Auxílio Emergencial (PAEm).

Além disso, em virtude da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social, o Cefet/RJ também criou o auxílio inclusão digital e o auxílio-dispositivo, que contribuem financeiramente para a contratação de serviços de acesso internet e/ou para a aquisição de dispositivo, respectivamente, para acompanhamento das atividades de ensino remoto.

 

Alguns destaques do curso

Aluno do campus Petrópolis, e bolsista do LNCC, concorre a prêmio nacional de iniciação científica e tecnológica

Aluna egressa do campus Petrópolis faz doutorado na Flórida e atua em projeto com a Nasa

Time do campus Petrópolis se classifica para a final brasileira da Maratona de Programação

Aluno da Engenharia de Computação do campus Petrópolis tem artigo aceito em revista internacional

Professores do Cefet/RJ campus Petrópolis criam site que monitora avanço da COVID-19 no Brasil

Engenharia de Computação do campus Petrópolis: conceito 4 comprova qualidade do curso

Aluno da Engenharia de Computação publica artigo em revista internacional

Alunos de Engenharia de Computação do campus Petrópolis publicam artigo em periódico internacional

Artigo de alunos do campus Petrópolis é selecionado para conferência internacional

 

Fim do conteúdo da página