Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Perfil do curso: Licenciatura em Física campus Petrópolis
Início do conteúdo da página

Perfil do curso: Licenciatura em Física campus Petrópolis

Publicado: Segunda, 05 de Abril de 2021, 19h56 | Última atualização em Segunda, 05 de Abril de 2021, 19h56 | Acessos: 721

Vagas: 40 por semestre 

Duração: 9 semestres 

Turno: noturno

Conceito 4 (MEC)

Conceito 5 (Enade)

 

Conhecendo o meio e o profissional

A formação de professores é um dos principais temas em pauta nos debates entre educadores, professores e pesquisadores na área da educação, bem como no âmbito das políticas públicas no Brasil, as quais apontam para a necessidade de elevar os níveis de qualificação dos docentes em geral, especialmente os da educação básica.

O ensino da física desempenha um papel fundamental na formação do cidadão contemporâneo. Isso porque a revolução tecnológica e social, da qual participamos, evidencia que a Física está, desde o princípio, vinculada, direta ou indiretamente, a uma série de desdobramentos tecnológicos e culturais que constituem a sociedade atual. Trata-se do resultado das transformações promovidas pelo domínio científico de campos de pesquisa em Física como Nuclear e Partículas e Física do Estado Sólido, com grandes inovações em materiais e semicondutores, o desenvolvimento de tecnologia em nanoestruturas e a Física de altas energias.

Diante desse cenário é evidente a necessidade de profissionais responsáveis pela disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais e principalmente nas escolas de educação básica, preconizando por uma formação que de fato permita o pleno exercício da cidadania.

 

O curso

O aluno da Licenciatura em Física terá ampla carga horária de Matemática, Física, disciplinas ligadas ao Ensino, dentre outras áreas abordadas ao longo do curso, que pode ser concluído em quatro anos e meio (9 semestres). Possui quatro laboratórios equipados com modernos aparelhos e voltados para as áreas de: Mecânica, Física Térmica, Eletromagnetismo e Ondulatória.

 

Corpo docente    

O corpo docente do curso conta com um total de 20 docentes, altamente qualificados, com titulação mínima de mestre e maioria de doutores.

 

Oportunidades

O Cefet/RJ oferece diversas oportunidades que auxiliam no desenvolvimento de seus alunos. Dentre as quais, destacam-se:

- Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC

Os alunos do curso podem participar do PIBIC por meio de projetos de pesquisa de professores orientadores do quadro docente do curso ou de outro professor da Instituição. O Cefet/RJ abre, a cada ano, edital específico para a seleção de bolsistas. Os alunos também podem atuar como voluntários.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

- Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

- Programa de Extensão - PBEXT

Os programas de extensão têm editais abertos anualmente para os projetos de extensão, os quais podem contar com a participação de alunos na condição de bolsistas ou de voluntários.    

- Programa de monitoria

Programa da Diretoria de Ensino (Diren), no qual são oferecidas bolsas aos alunos para desenvolverem atividades de ensino junto a algum professor que ministra uma disciplina do curso. Da mesma forma, como os demais programas, os alunos podem participar como voluntários.

- Programa de Intercâmbio Internacional

O Cefet/RJ possui editais anuais para intercâmbio de estudantes de graduação em universidades internacionais, de forma a complementar a formação do seu corpo discente. Esses editais especificam as universidades que podem receber os alunos do Cefet/RJ, além de descrever o processo seletivo dos estudantes candidatos. Os estudantes selecionados recebem uma bolsa de estudos durante o período do intercâmbio, além de todo o apoio da instituição para assessoramento do aluno durante todo o processo. 

- Programas de Assistência Estudantil

O sistema Cefet/R concede auxílios para os alunos dos níveis Médio e Superior, mediante processo seletivo. Os Programas de Assistência Estudantil têm como fundamento a promoção do acesso e da permanência dos alunos na Instituição, que estejam em condição de vulnerabilidade social e/ou econômica, contribuindo para a sua formação acadêmica. São divididos em três: 1) Programa de Auxílio ao Estudante (PAE); 2) Programa de Auxílio ao Estudante com Deficiência (PAED); 3) Programa de Auxílio Emergencial (PAEm).

Além disso, em virtude da pandemia de Covid-19 e das medidas de isolamento social, o Cefet/RJ também criou o auxílio inclusão digital e o auxílio-dispositivo, que contribuem financeiramente para a contratação de serviços de acesso internet e/ou para a aquisição de dispositivo, respectivamente, para acompanhamento das atividades de ensino remoto

 

Alguns destaques do curso

Trabalho inovador de aluna da Licenciatura em Física será apresentado em simpósio internacional

Artigo de egresso do campus Petrópolis é publicado em revista internacional

Residentes do campus Petrópolis ministram aula de física para o ensino médio

Trabalho de aluno da Física do campus Petrópolis está entre os materiais de apoio do programa EnergIF

Encontro Institucional do Pibid-Cefet/Rj aponta a importância do Programa para a educação brasileira

Licenciatura em Física do campus Petrópolis recebe quatro estrelas do Guia do Estudante

  

Fim do conteúdo da página