Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Aluno da Engenharia de Computação do campus Petrópolis publica terceiro artigo em revista internacional
Início do conteúdo da página

Aluno da Engenharia de Computação do campus Petrópolis publica terceiro artigo em revista internacional

Publicado: Sexta, 09 de Abril de 2021, 14h30 | Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 14h55 | Acessos: 552

Thiago Teodoro Pereira Silva tem conquistado cada vez mais o seu espaço no meio acadêmico. No fim de março deste ano, o estudante do 8º período do curso de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis teve o seu terceiro artigo publicado em um periódico internacional. "On the Skewness of the LMS Adaptive Weights", que foi aceito pela prestigiada revista IEEE Transactions on Circuits and Systems II: Express Briefs, investiga com ferramentas matemáticas sofisticadas o processo de aprendizado do algoritmo LMS, o algoritmo mais importante na área de filtragem adaptativa.

“É muito satisfatório ver o artigo publicado. Foram meses fazendo simulações diferentes, algumas dando resultados satisfatórios e outras não (...). Com essa publicação, tenho agora três artigos em revista, o que é muito bom para mim, que quero seguir carreira acadêmica, pois essas publicações podem abrir boas oportunidades de pós-graduação futuramente”, declarou Thiago, que também conta com um artigo em congresso internacional (conferência IWSSIP, em 2020) e outros dois artigos em revista internacional (Electronics Letters, em 2019, e IEEE Transactions on Signal Processing, em 2020).

Em seu currículo, Thiago conta com três publicações em revista internacional e um artigo em congresso internacional

De acordo com o professor do campus Petrópolis Diego Haddad, um dos orientadores de Thiago e coautor do artigo, os algoritmos de filtragem adaptativa apresentam grande relevância prática, uma vez que permitem o cancelamento do eco acústico em comunicações viva-voz, viabilizando a comunicação digital (como em celulares) e reduzindo vibrações indesejáveis, como em ambientes industriais. Diego destacou também que a pesquisa realizada por Thiago contempla estatísticas de ordem superior às investigações pregressas da literatura científica, o que permitiu à equipe elucidar melhor uma característica de distribuição em probabilidade diferenciada da distribuição gaussiana, comumente usada por autores do mundo todo para modelagem de tais coeficientes.

“O modelo matemático desenvolvido é extremamente complexo, e o cálculo das equações, bem como seu tratamento de forma eficiente em termos de implementação computacional, foram o foco do trabalho do aluno”, afirmou Diego. Além do docente, foram coautores do artigo e orientadores de Thiago os professores Luís Tarrataca e Pedro Lara, do campus Petrópolis. Também assinaram a coautoria o aluno do Programa de Pós-graduação em Instrumentação e Óptica Aplicada (PPGIO/ Cefet/RJ & UFF) Filipe Igreja e o pesquisador indiano Asutosh Kar, caracterizando o trabalho como parte de um esforço de pesquisa colaborativa internacional.

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página