Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Espaço do campus > Alunos dos campi Petrópolis e Maracanã têm trabalhos aceitos no Fórum Internacional Ecoinovar
Início do conteúdo da página

Alunos dos campi Petrópolis e Maracanã têm trabalhos aceitos no Fórum Internacional Ecoinovar

Publicado: Quinta, 07 de Outubro de 2021, 17h30 | Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 18h44 | Acessos: 747

Pela sustentabilidade, diversas áreas trabalham e, muitas vezes, se unem em busca de um objetivo comum: atender as necessidades do presente, preservando o planeta e não comprometendo as gerações futuras. É o caso da Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis e da Engenharia Ambiental do Cefet/RJ campus Maracanã, que por meio dos alunos Gabriel Monteiro e Raysa Maia, respectivamente, desenvolveram trabalhos conjuntos importantes que serão apresentados na 10ª edição do Fórum Internacional Ecoinovar.

O evento, que acontecerá de 26 a 28 de outubro em formato on-line, busca promover a divulgação, a troca de ideias e o estímulo à produção de conhecimento, propostas e soluções na área de inovação e sustentabilidade. Os trabalhos de Gabriel e Raysa fazem parte de uma programação que reúne apresentações de diversas instituições de ensino brasileiras e estrangeiras. Eles assinam juntos os artigos, ao lado das professoras orientadoras Roberta Dalvo e Renata Mariano.

  

Raysa Maia e Gabriel Monteiro são de campi diferentes, mas trabalharam juntos nos artigos para o Ecoinovar.

Gabriel Monteiro – que é aluno do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e está no 4º período da Engenharia de Computação do campus Petrópolis – contou que a sua linha de estudo está associada à produção energética.  O artigo “Panorama tecnológico da produção energética de biogás através de aterros sanitários” traz uma pesquisa sobre o cenário e o desenvolvimento científico da produção de energia por meio de aterros sanitários. “Realizei diversas pesquisas em bases de dados e identifiquei as melhores abordagens para o desenvolvimento do assunto por outros cientistas que têm interesse de estudar a área. Acredito que o reconhecimento da temática, ainda mais em um momento tão importante envolvendo produção energética, pode trazer grandes benefícios ao desenvolvimento do assunto na ciência internacional e, principalmente, no Brasil”, ressaltou Gabriel.

Já a aluna Raysa Maia, do 6º período da Engenharia Ambiental do campus Maracanã, contou que o artigo “Panorama tecnológico da contaminação e biorremediação por necrochorume em solos cemiteriais e aquífero” teve como objetivo “analisar o andamento atual dos estudos referentes à essas áreas e as tecnologias mais recentes utilizadas”. Ela revelou que o trabalho faz uma revisão bibliográfica das publicações feitas nos últimos 20 anos a respeito da contaminação e também da biorremediação do necrochorume.

“O Ecoinovar é um evento internacional que trata de sustentabilidade, então está mais do que dentro das necessidades que a gente tem no momento. E fazer essa união dos cursos de Engenharia de Computação e de Engenharia Ambiental foi muito enriquecedor, não só com relação ao intercâmbio entre os campi, mas também com relação ao intercâmbio de conhecimento de área”, enfatizou a professora Renata Mariano. Ela ainda destacou a importância de os alunos da graduação terem contato com atividades de pesquisa, sobretudo, com a escrita científica, o que pode despertar ou fortalecer o interesse em seguir na área acadêmica.

A conquista foi celebrada pelos alunos autores: “ Eu fiquei muito feliz mesmo com os aceites dos artigos para apresentação e também porque é uma área pouco estudada mas com impacto ambiental e social muito grande”, contou Raysa. Já Gabriel frisou ser uma grande realização e que está contente em “poder mostrar aos meus amigos e à minha família que a ciência traz frutos. Espero agora explorar cada vez mais assuntos relacionados à sustentabilidade”.

 

Sobre o Fórum Internacional Ecoinovar

O Fórum Internacional Ecoinovar é realizado pelo Departamento de Ciências Administrativas do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Grupo de Pesquisa Ecoinovar, do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) e do Curso de Administração. Em 2021, paralelamente ao Fórum, ocorrerão a V Mostra Científica Ecoinovar e a IV Expo Ecoinovar.

O evento acadêmico e empresarial reúne, anualmente, estudantes de graduação e pós-graduação, empresários, pesquisadores, administradores, ONGs ambientalistas e profissionais de diferentes áreas. Em sua programação, são apresentados trabalhos acadêmicos de instituições de ensino superior de diversos estados brasileiros e de universidades estrangeiras. O Ecoinovar também conta anualmente com a participação de professores renomados e palestrantes das mais conceituadas universidades do país e do exterior.

Acesse o site do Fóum Internacional Ecoinovar.

Fim do conteúdo da página