Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Curso de Capacitação Docente - Inscrições encerradas
Início do conteúdo da página

Curso de Capacitação Docente - Inscrições encerradas

Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 12h35 | Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2016, 14h23 | Acessos: 3145

Em virtude da grande procura, as inscrições para o curso de capacitação estão encerradas. Em breve, entraremos em contato com os selecionados para mais esclarecimentos.

Inscrições: 23/08 a 05/09/2016, aqui 
Período de realização do curso:
09/09 a 21/10/2016
Horário: 13h
Local: sala 306 - Bloco A 3° andar - campus Maracanã
Coordenado e ministrado por:
Daniel Guilherme Gomes Sasaki

 

Inovando a sala de aula com tecnologias digitais e estratégias de aprendizagem centradas no estudante

O presente curso, elaborado conjuntamente por três professores de diferentes instituições (Cefet/RJ, IFCE e IFF), foi resultado de uma capacitação docente na Finlândia através do programa Teachers for the Future III, promovido pela SETEC-MEC com financiamento do CNPq.

O curso tem por objetivo estimular a implementação de inovações educacionais em sala de aula, empregando metodologias de aprendizagem ativa e tecnologias digitais para atender às necessidades do educando contemporâneo.

O formato do curso é semipresencial, totalizando 60h de atividades, assim distribuídas: três encontros presenciais de 4h de duração (12h totais) e seis semanas com atividades on-line, perfazendo 8h de curso a distância por semana (48h totais).

As aulas presenciais irão ocorrer no Cefet/RJ campus Maracanã, sala A306 (bloco A, 3º andar), sempre às sextas-feiras, entre 13h e 17h, nos dias 09/09, 30/09 e 21/10. As atividades a distância serão realizadas através da Plataforma Moodle, no período de 12/09 a 23/10.

O processo de avaliação dos participantes está pautado na frequência, entrega de atividades no ambiente virtual e em aulas presenciais, autoavaliação e avaliação formativa entre pares.

O curso é inteiramente gratuito e será fornecido certificado oficial de conclusão de curso de capacitação em ensino, no total de 60h, emitido pelo Cefet/RJ aos participantes que concluírem com êxito. Não serão oferecidas bolsas ou auxílios financeiros.

Os objetivos do curso são:

a) discutir sobre o desenvolvimento das habilidades necessárias para o século 21 (21st century skills);

b) apresentar e discutir formas de implementação do Enriquecimento Escolar Amplo (Schoolwide Enrichment Model – SEM) no currículo escolar;

c) propor estratégias para estimular o desenvolvimento do juízo moral com base na técnica dos dilemas morais;

d) apresentar algumas metodologias eficazes de aprendizagem ativa (active learning), tais como: Previsão-Observação-Explicação (Predict-Observe-Explain – POE), instrução por pares (Peer Instruction – PI) e técnica dos seis chapéus (Six Hats Technique);

e) oportunizar condições para que os participantes desenvolvam e apliquem aulas reais utilizando metodologias de aprendizagem ativa;

f) discutir e orientar as formas de construção de um projeto interdisciplinar elaborado na metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PrBL – Project-Based Learning);

g) oportunizar o entendimento e aplicação de modelos de avaliação formativa entre os participantes;

h) desenvolver as atividades previstas no programa do curso com apoio de ferramentas on-line como: Coggle, Kahoot, Padlet, Playposit, Poll Everywhere, Socrative, Trello.

Considerando o papel estratégico das instituições federais para a educação tecnológica brasileira, reconhece-se que a formação continuada docente deva ser uma tônica importante da rede federal de educação tecnológica no vetor da melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Essa renovação de conceitos implica não só repensar os currículos e programas de ensino, mas também incorporar metodologias centradas no estudante e tecnologias digitais em atividades de ensino e aprendizagem.

Este curso representa uma oportunidade para que os professores possam refletir acerca de suas crenças e práticas docentes por meio de métodos e estratégias didáticas ainda pouco difundidas no Brasil e empregadas pelos melhores sistemas educacionais do mundo, tal como o da Finlândia.

Mais informações pela nossa página do Facebook e pelo nosso canal do YouTube.

As inscrições estão abertas do dia 23 de agosto ao dia 5 de setembro de 2016.

Para fazer sua inscrição, clique aqui

 

 

Fim do conteúdo da página