Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 04/04/2018 - Palestra "Política de segurança pública é política de enfrentamento ao racismo"
Início do conteúdo da página

04/04/2018 - Palestra "Política de segurança pública é política de enfrentamento ao racismo"

Publicado: Quinta, 29 de Março de 2018, 15h11 | Última atualização em Quinta, 29 de Março de 2018, 18h27 | Acessos: 1309

O Ciclo de Palestras do PPRER, em seu segundo encontro, recebe Fransérgio Goulart, assessor político do Centro de Direitos Humanos de Nova Iguaçu (CDHNI), e traz a temática "Política de segurança pública é política de enfrentamento ao racismo". A palestra será no dia 4 de abril, às 18h, no Auditório 5 do campus Maracanã, e contará com a parceria do Fórum Grita Baixada. O palestrante abordará a questão da segurança pública e o dever do governo de oferecê-la de forma igualitária e acessível para todos os cidadãos.

Os órgãos de segurança pública brasileiros, com foco principal no Rio de Janeiro, se encontram em estado de calamidade, pois não estão sendo capazes de conduzir adequadamente a violência exacerbada, considerada um problema na cidade há muito tempo. 

A falha primordial na segurança pública do Rio se dá devido ao seu passado marcado pela desigualdade em parâmetros sociais e jurídicos, atrelado ao extremo racismo que é perpetuado na sociedade até os dias atuais. Esse racismo está relacionado à forma como os órgãos de segurança pública lidam com a violência e a marginalização de pessoas, em sua maioria, negras e moradoras de regiões periféricas.

Os órgãos de segurança generalizam e impõem um estereótipo que coloca as pessoas moradoras das comunidades ou regiões mais pobres como responsáveis pelo aumento da violência no Rio de Janeiro. Esse julgamento agrava ainda mais a segregação socioespacial e dificulta o acesso dessas pessoas a direitos básicos, que são de responsabilidade do Estado.

 

Confira a programação completa do Ciclo de Palestras do PPRER.

Fim do conteúdo da página