Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 19/04/2018 – Mesa-redonda: Quem é o pantera negra? Perspectivas analíticas sobre um rei e super-herói entre as histórias em quadrinhos e o cinema
Início do conteúdo da página

19/04/2018 – Mesa-redonda: Quem é o pantera negra? Perspectivas analíticas sobre um rei e super-herói entre as histórias em quadrinhos e o cinema

Publicado: Quinta, 05 de Abril de 2018, 12h31 | Última atualização em Quinta, 05 de Abril de 2018, 12h31 | Acessos: 578

 

O Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-raciais (PPRER) do Cefet/RJ promove a mesa-redonda "Quem é o Pantera Negra? Perspectivas analíticas sobre um rei e super-herói entre as histórias em quadrinhos e o cinema". A atividade surge a partir da inquietude de alunos, ex-alunos e amigos do PPRER que identificaram a necessidade urgente de incentivo à divulgação das pesquisas acadêmicas produzidas ao longo da história do programa, assim como à oferta de espaços destinados à produção de diálogos sobre temas que envolvam a representação da população negra ao longo da história do Brasil e do mundo.

Nesse sentido, a mesa-redonda propõe, a partir da análise do personagem conhecido como Pantera Negra – à luz da discussão sobre representação, negritude e cultura racial, partindo de autores como Hall, Fanon, Mbembe e Munanga –, colocar em pauta o debate recente nas mídias digitais sobre o sucesso do filme "Pantera Negra" (2018) e o consequente incômodo pelos que não se identificam ou não compreendem a relevância de apresentar um protagonista negro sem estereótipos ou relações de subalternidade. Para tal, reuniu-se um grupo de heróis acadêmicos que se articulam entre a prática e a análise sobre o estudo de histórias em quadrinhos, a vivência na construção e crítica de cinema e o debate sobre identidade negra na mídia.

A atividade contará com a presença de três especialistas em mídia e relações étnico-raciais. Fernanda Pereira da Silva é professora de Artes Visuais, estudante do PPRER, e vem desenvolvendo sua pesquisa de mestrado sobre os super-heróis negros nas histórias em quadrinhos. Elbert de Oliveira Agostinho é professor de História e mestre em Relações Étnico-raciais pelo PPRER. Sua dissertação de mestrado foi intitulada "Que negro é esse nas histórias em quadrinhos? Uma análise sobre o Jeremias de Maurício de Sousa". Hugo Lima é estudante de Engenharia da Computação e premiado cineasta integrante do Coletivo Siyanda. O evento é gratuito e aberto ao público geral, especialmente a estudantes do ensino médio/técnico do Cefet/RJ e do PPRER.

Data: 19 de abril (quinta-feira)
Horário: 15h
Local: Auditório 2

Fim do conteúdo da página