Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 18/04/2018 - Lançamento do livro "Maré cheia", de Matheus de Araújo
Início do conteúdo da página

18/04/2018 - Lançamento do livro "Maré cheia", de Matheus de Araújo

Publicado: Quarta, 11 de Abril de 2018, 18h35 | Última atualização em Quarta, 11 de Abril de 2018, 18h38 | Acessos: 1808

A Coordenação de Artes e a Coordenação de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira convidam para o lançamento do livro "Maré Cheia", de Matheus de Araújo, no dia 18 de abril, às 14h, no Auditório 1 do campus Maracanã.
Matheus de Araújo foi aluno do ensino médio/técnico em Mecânica no Cefet/RJ e, atualmente, é estudante de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu interesse por poesia começou ainda na época do ensino médio/técnico. Em 2016, ele participou da FLUPP Pensa, projeto de formação de autores vinculado à Festa Literária das Periferias. Desde então, o jovem poeta participa de slams – competições de performances poéticas que aproximam a produção literária da cultura urbana e estimulam o debate e a integração entre diversos atores sociais – e, crescentemente, vem demonstrando interesse por poesia, em particular a chamada nova poesia marginal brasileira. Cria do Complexo de Favelas da Maré, o autor reúne, em seu primeiro livro, 58 poemas inspirados no seu cotidiano, incluindo as vivências da violência urbana, do racismo, da desigualdade social, bem como os sonhos e anseios do menino que nasce na favela carioca e coloca sua voz como instrumento de conquista de um mundo melhor.
O lançamento de "Maré Cheia" será marcado por três momentos. Inicialmente, será apresentada uma performance do próprio poeta Matheus de Araújo inspirada em sua obra. Em seguida, a professora Talita de Oliveira mediará a mesa-redonda "Vozes dos Territórios", com a participação da poeta e atriz Elisa Lucinda e da escritora e diretora Claudia Lage. Por fim, a liderança dos direitos indígenas Urutau Guajajara abrirá o momento de "microfone aberto", em que o público é convidado a debater livremente temas suscitados durante a atividade de lançamento do livro. Brenda Lima (Coletivo Poetas Favelados), 4-Ó (Coletivo Nós da Rua) e Grampo (Coletivo Negro Conceição Evaristo) também marcarão presença na atividade. Exemplares do livro poderão ser adquiridos diretamente com o autor, que ficará à disposição do público para sessão de autógrafos.

Data: 18 de abril (quarta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório 1 do campus Maracanã

Fim do conteúdo da página