Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 12/06/2018 – Clássicos no Cefet/RJ – Concertos didáticos
Início do conteúdo da página

12/06/2018 – Clássicos no Cefet/RJ – Concertos didáticos

Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 19h04 | Última atualização em Sexta, 08 de Junho de 2018, 19h04 | Acessos: 1047

 

No dia 12 de junho, às 13h, será realizada, no Auditório de Artes, no Bloco I do campus Maracanã, a segunda apresentação da série “Clássicos no Cefet/RJ”, que consiste em apresentações conhecidas como concertos didáticos: apreciação musical e conversas. Trata-se de um programa que se destina a alunos, servidores e professores. Nesta apresentação, o repertório é formado por peças de Heitor Villa-Lobos – um dos mais importantes compositores brasileiros do século XX –, Ernesto Nazareth, Gershwin e Debussy.

O Projeto “Clássicos no Cefet/RJ” é uma iniciativa interinstitucional entre o Cefet/RJ – com organização da Coordenação de Artes (Renata Moura e Daniela Spielmann) – e a UFRJ – com organização da professora de piano Miriam Grosman. A série é inspirada nos concertos didáticos, que são práticas de apreciação musical, destinadas a públicos diversos, em que concertos são realizados ao vivo, objetivando a transmissão de conhecimentos em vários níveis perceptivos. Em cada concerto, os alunos da professora Miriam Grosman realizarão apresentações de peças musicais camerísticas e compartilharão com a plateia, além da experiência musical e perceptiva, informações sobre os compositores, as obras e a interpretação musical, incluindo suas experiências pessoais e suas escolhas de estudos.

A proposta, neste projeto, é o fomento da apreciação da música de concerto ou música de câmara, popularmente conhecida como música clássica. O projeto prevê que as apresentações ocorram quatro vezes ao ano, duas a cada semestre, em dias e horários variados, para contemplar alunos e servidores de horários variados. Os alunos da UFRJ também se revezarão e trarão repertórios variados, apropriados à faixa etária dos alunos do Cefet/RJ. O repertório, a data e o horário dos outros concertos serão divulgados em breve.

Miriam Grosman é Doutora em Artes Musicais (DMA), título concedido pela Catholic University of America, em Washington D.C., onde foi orientada pelo Prof. Dr. Thomas Mastroianni. Graduada pela Escola de Música da UFRJ, é também mestre em Música pela mesma instituição. Professora titular da UFRJ, integra os quadros dos cursos de graduação e pós- graduação como professora de piano e orientadora de dissertações de mestrado.

Fim do conteúdo da página