Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 13/07/2018 – Palestra e oficina "Educação decolonial: o que é, como fazer"
Início do conteúdo da página

13/07/2018 – Palestra e oficina "Educação decolonial: o que é, como fazer"

Publicado: Terça, 03 de Julho de 2018, 20h07 | Última atualização em Terça, 03 de Julho de 2018, 20h07 | Acessos: 1184

A crítica decolonial fala da necessidade de desconstruir e repensar as relações entre diversos grupos de pessoas, construídas pela modernidade, pela lente da luta pela “pluriversidade”. A palestra de Melissa Steyn apresentará os princípios para tal desconstrução a partir da leitura crítica da diversidade, que pauta a diferença dentro do âmbito maior da justiça social e é resultado de anos de experiência em cursos de pós-graduação em estudos da diversidade. A palestra será seguida de uma oficina dirigida a docentes e estudantes de educação superior. Haverá tradução simultânea.

Melissa Steyn é a diretora fundadora do Centro de Estudos da Diversidade da University of the Witwatersrand, na África do Sul. É autora de Whiteness just isn’t what it used to be: white identity in a changing South Africa (SUNY Press, 2001), que ganhou o prêmio de Estudos em Comunicação Internacional e Intercultural da National Communication Association dos Estados Unidos em 2002, e organizou ou co-organizou mais cinco livros. Ganhou também prêmios de excelência no ensino e é coordenadora da Rede Antirracista Sul-africana em Educação Superior.

Palestra e oficina com:
Melissa Steyn
Diretora do Wits Centre for Diversity Studies https://www.wits.ac.za/wicds/
University of the Witwatersrand
Joanesburgo, África do Sul

Local: Cefet/RJ campus Maracanã
Av. Maracanã, nº 229, bloco E, 5º Andar, Auditório 5.

Data: 13 de julho de 2018, das 14h às 17h

Inscrições: pelo Facebook https://www.facebook.com/events/372213989851338/ ou e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Apoio institucional:
Programa de Mestrado em Relações Étnico-raciais do Cefet/RJ
Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da UFRJ

Coordenação: Liv Sovik, professora titular da Escola de Comunicação da UFRJ e colaboradora do Programa de Mestrado em Relações Étnico-raciais do Cefet/RJ. 

Fim do conteúdo da página