Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 01 a 04/10/2018 – IV Modow
Início do conteúdo da página

01 a 04/10/2018 – IV Modow

Publicado: Sexta, 28 de Setembro de 2018, 17h59 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 18h04 | Acessos: 1731

Chegamos à quarta edição do MODOW, o Modelo Diplomático do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), vinculado à Coordenação de Geografia da instituição.

Os modelos diplomáticos são eventos realizados no ambiente educacional que se propõem a simular conferências como as que ocorrem no âmbito de organizações internacionais, nos moldes das Nações Unidas.

A organização e a realização do MODOW tornou possível demonstrar que essa prática apresenta inúmeros requisitos para constituir-se como uma ferramenta de aprendizagem ativa, pois dá a chance aos estudantes de participarem de uma experiência que, ao fugir dos padrões tradicionais de ensino e aprendizagem, torna mais atraente e estimulante a iniciativa de desenvolver seus conhecimentos e travar relações mais colaborativas com seus pares. Além disso, provoca nos alunos uma atitude mais crítica diante dos problemas que são levados a enfrentar.

Criado por alunos e ex-alunos que, após participarem de seus primeiros modelos, tomaram gosto pela “modelândia”, não conseguiram mais parar, e vislumbraram a criação de um modelo exclusivamente do Cefet/RJ, voltado para alunos de escolas públicas. Tendo a inclusão como foco, o lema “incluir para transformar” foi levado a sério por eles, e o MODOW passou a ser um dos primeiros modelos sem cobrança de taxa de inscrição, e um dos primeiros a criar um banco social de roupas para oferecer, aos participantes que precisarem, a possibilidade de tomar emprestada a roupa com a qual participará do evento. Como se trata de uma simulação de encontros diplomáticos, existe o chamado dress code, que leva os participantes a terem de vestir roupas condizentes com esse tipo de evento.

Acima de tudo, o MODOW foi criado para que todos possam aprender de forma muito mais autônoma, ativa e estimulante e conhecer o cativante ambiente da simulação diplomática.

O quarto secretariado está de parabéns, pois conseguiu dar continuidade à organização esmerada e cuidadosa dos secretariados anteriores.

A quarta edição ocorrerá no período de 1º a 4 de outubro, no 2º andar do Bloco D do campus Maracanã do Cefet/RJ  e conta com os seguintes secretários:

Gabriela de Paula, Gabriel Rodrigues e Ian Belo, do curso de Turismo; Raquel Verdun, do curso de Estradas; Helena Tonasso, do curso de Eletrônica; Diego Madeira, ex-aluno e, atualmente, na UFF; e Beatriz Neves, ex-aluna e, atualmente, cursando Direito na UFRJ.  

São sete os comitês desta 4ª edição:

  • Conselho de Segurança Histórico (CSH) – A invasão da União Soviética ao Afeganistão;
  • Comissão de Status para Mulher (CSM) – Os impactos da indústria pornográfica no cotidiano das mulheres;
  • Imprensa – Cobertura em tempo real;
  • Organização Mundial do Comércio (OMC) – O combate ao protecionismo na produção mundial de alimentos;
  • Parlamento Europeu (PE) – A questão separatista da Catalunha;
  • União Africana (UA) – A crise hídrica na África.

 

Para obter mais informações, acesse:

https://modowcefet.wixsite.com/modow2018

https://www.facebook.com/modowcefet/

 

Fim do conteúdo da página