Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 19/03/2019 – Roda de conversa "Vértices: escritas negras"
Início do conteúdo da página

19/03/2019 – Roda de conversa "Vértices: escritas negras"

Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 13h39 | Última atualização em Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 13h39 | Acessos: 1137

Vértices: escritas negras é uma antologia organizada por Moisés Guimarães e Simone Ricco em parceria com a editora Malê. O livro é a culminância de encontros, oficinas práticas e teóricas que ocuparam o Centro Cultural da Justiça Federal durante o primeiro semestre de 2018. O projeto selecionou 30 jovens negros, entre muitos inscritos, interessados em participar da atividade criada para fomento de novas autorias negras. Dentre os participantes, 21 produziram narrativas individuais e colaborativas.

A visibilidade negra é um ponto em comum nas narrativas, um vértice na obra composta por episódios em que o "pretagonismo" toma forma com traços de humor, ancestralidade e poesia, conforme aponta a organizadora e professora Simone Ricco. A roda de conversa sobre o livro Vértices: escritas negras tem como objetivo desenvolver diálogos sobre os recursos literários usados por cada autor para abordar experiências e subjetividades de protagonistas que revelam identidades negras flagradas nos lares, universidades, botecos, transporte coletivo e outros cenários usados para dar visibilidade a antigas e novas questões relacionadas aos percursos da juventude negra.

A roda de conversa é uma iniciativa do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais do Cefet/RJ e integra o calendário de atividades da campanha "21 dias de ativismo contra o racismo". O evento será realizado no dia 19 de março (terça-feira), às 18h, no Auditório 5 do campus Maracanã.

Fim do conteúdo da página