Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 12 e 13/11/2019 – E-vigilância
Início do conteúdo da página

12 e 13/11/2019 – E-vigilância

Publicado: Sexta, 08 de Novembro de 2019, 19h44 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 19h44 | Acessos: 1530

Jogos digitais, palestras e o que há de mais novo em soluções em relação a arboviroses serão conhecidos durante um encontro nacional de inovações para o monitoramento e controle do mosquito transmissor de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.  A conferência “E-vigilância”, que este ano tem como tema “Inovações para o monitoramento e controle de arboviroses”, será realizada nos dias 12 e 13 de novembro de 2019, no Auditório 1 do Cefet/RJ campus Maracanã.

A realização do evento é fruto da parceria entre a Fiocruz e a Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem por objetivo permitir a resposta rápida e a intervenção precoce em epidemias, que são consideradas um dos inúmeros desafios da gestão pública na saúde. Durante o congresso, serão realizadas diferentes atividades ao mesmo tempo. O minicurso “Alerta usando InfoDengue” busca auxiliar no monitoramento e na análise on-line da dengue e outras arboviroses através da plataforma InfoDengue. Já o “Diagnóstico e manejo clínico de arboviroses” será focado na identificação correta de casos de arboviroses até o seu tratamento. Cada minicurso terá duração de 1h30. A organização do congresso conta com o auxílio dos alunos do curso técnico em Administração do Cefet/RJ.

Durante a feira científica, que acontece simultaneamente às demais atividades do congresso, serão apresentados projetos inovadores e jogos educativos para todas as idades. A feira ocorrerá durante todo o evento, das 9h às 17h, no Pátio Azul do campus Maracanã, e será aberta ao público. Confira alguns projetos que serão apresentados:

 

Drones no combate ao mosquito Aedes aegypti

A invenção desenvolvida por nove alunos do Cefet/RJ campus Nova Iguaçu permite detectar focos do Aedes aegypti por meio de um drone e foi finalista entre quatro projetos em todo o mundo no Student Design Competition (IEEE/CASS), competição internacional organizada pelo Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos. O projeto foi o único finalista do Rio de Janeiro e um dos dois representantes da América Latina na competição. Durante o evento, será feita uma demonstração do drone pelos professores do Cefet/RJ Gabriel Araújo e Amaro Lima.

 

Espectroscopia do infravermelho próximo para o rápido diagnóstico de arbovírus em mosquitos Aedes aegypti

Elaborado com a participação do pesquisador do IOC/Fiocruz, Rafael Maciel de Freitas, em parceria com pesquisadores da Austrália e dos Estados Unidos, o método usa infravermelho para facilitar a detecção do vírus da zika nos mosquitos Aedes aegypti. A tecnologia torna 18 vezes mais rápido o rastreamento dos vírus nos mosquitos do que é hoje. O teste rápido e preciso é eficaz em casos de epidemia para determinar a proporção de insetos com o vírus.

 

Jogo digital “Aedes e a cidade”

No evento, estarão instaladas três máquinas com o game. Para ganhar o jogo, é preciso enfrentar várias situações que acontecem em sua cidade, com o objetivo de evitar infestação alta (mosquitos demais) e doenças provocadas pelo Aedes aegypti. O nome do jogo é uma brincadeira que remete ao famoso seriado “Sex and The City” em que as protagonistas viviam as mais diversas situações pelas ruas da cidade de Nova York. Já o game “Aedes e a cidade” se passa em uma cidade fictícia em que, a cada situação-problema, são apresentadas várias possíveis soluções, e o gestor vai tomando decisões ao longo do jogo. Suas decisões têm impacto sobre o dinheiro disponível para administrar a cidade, sobre os níveis de infestação do mosquito e sobre a resistência de Aedes a inseticidas. Com duração média de oito a dez minutos o jogo é uma diversão que ajuda na conscientização.

 

X-Dengue – Jogando contra a dengue

Usar realidade aumentada para entreter e conscientizar é o objetivo do X-Dengue, jogo de realidade aumentada disponível para celulares, desenvolvido por alunos e professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). No game, o jogador precisa matar o mosquito em versão 3D. Além disso, o jogo tem um quiz e apresenta dicas toda vez que o jogador passa de fase. O X-Dengue foi vencedor do Festival de Jogos do I Simpósio Latino-americano de Jogos, em Santa Catarina, e está disponível para Android.

 

Saiba mais sobre o evento: http://e-vigilancia.dengue.mat.br/

Confira a programação: http://e-vigilancia.dengue.mat.br/programacao

Fim do conteúdo da página