Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > Eventos > 17/09/2020 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – Portais científicos para bioinformática: experiências no Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho
Início do conteúdo da página

17/09/2020 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – Portais científicos para bioinformática: experiências no Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho

Publicado: Segunda, 14 de Setembro de 2020, 16h18 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 14h44 | Acessos: 1076

Na próxima quinta-feira (17/09), o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) realizará um encontro virtual que terá como tema “Portais científicos para bioinformática: experiências no Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho”. A live inicia às 19h30 e será transmitida pelo canal do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ no YouTube.

O encontro terá como palestrante Kary Ocaña, tecnologista do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (LNCC/MCTI). A live é aberta ao público. Para obter certificado de participação, é necessário fazer a inscrição prévia e assinar a lista de presença durante o evento. 

Conforme os organizadores, portais científicos têm ganhado atenção em diversas comunidades ao oferecer suporte computacional em vários domínios científicos. A bioinformática cobre uma ampla gama de aplicações importantes na saúde, biodiversidade e ciências da vida na compreensão da cultura da computação de alto desempenho (CAD) para acelerar a execução de simulações computacionais na análise de sistemas biológicos em todas as escalas.

Por conta disso, a palestra apresentará a arquitetura, funcionalidades e a integração em ambientes de CAD do portal científico de bioinformática Bioinfo-Portal, além de outras questões da área e os desafios em aberto no desenvolvimento de novos softwares.

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação nas instituições de pesquisa no Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

registrado em:
Fim do conteúdo da página