Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 25/09/2020 – Seminário on-line – Educação e deficiência auditiva: uma proposta inclusiva
Início do conteúdo da página

25/09/2020 – Seminário on-line – Educação e deficiência auditiva: uma proposta inclusiva

Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2020, 14h53 | Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 14h57 | Acessos: 1008

Com o objetivo de ampliar a discussão sobre a trajetória educacional e social do estudante surdo, o projeto “Seminário on-line: desafios e possibilidades da educação com o isolamento social” terá como tema “Educação e deficiência auditiva: uma proposta inclusiva”. A live será realizada na sexta-feira (25), às 15h, pelo canal da Divisão de Projetos Educacionais (DIPED) do Cefet/RJ no YouTube. Não haverá lista de inscritos. Para obter o certificado de participação, será preciso preencher a lista de presença que será liberada durante a transmissão.

O encontro é indicado para professores, servidores técnico-administrativos e outros profissionais e alunos com interesse na temática. De acordo com Simone Ribeiro, organizadora do evento e mediadora da live, a atividade é uma etapa da formação continuada e busca abordar a inclusão de estudantes com deficiência auditiva no ensino presencial, na educação a distância (EAD) e no ensino remoto. A proposta é destacar a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a atuação do professor e tradutor intérprete, e outras questões pertinentes à cultura surda e à interculturalidade.

Os palestrantes da live serão Luciana Ruiz, psicóloga surda bilíngue, mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Soraia Toledo, professora do Cefet/RJ certificada pelo Prolibras: tradução/interpretação Libras/Português e docência de Libras; e Damião Ferreira, especialista em Educação de Surdos e coordenador dos cursos de pós-graduação em Tradução de Libras e em História e Cultura no Brasil da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Sobre o Seminário on-line

O “Seminário on-line: desafios e possibilidades da educação com o isolamento social” é organizado pela Divisão de Projetos Educacionais (DIPED) do Cefet/RJ. O evento possui carga horária de 20 horas, divididas em dez videoconferências realizadas entre os meses de julho e dezembro de 2020. O objetivo é promover debates acerca de temas desafiadores para o contexto educacional no período de quarentena determinado pela COVID-19.

A videoconferência desta sexta-feira (25) será transmitida a partir do link bit.ly/seminario_DesafiosEducacao.

 

Fim do conteúdo da página