Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 17/11/2020 – Aula Inaugural PPCIC – “Planejando o futuro dos nossos dados: planos de gestão de dados”
Início do conteúdo da página

17/11/2020 – Aula Inaugural PPCIC – “Planejando o futuro dos nossos dados: planos de gestão de dados”

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2020, 19h31 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2020, 19h31 | Acessos: 895

No dia 17 de novembro de 2020, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ irá realizar a aula inaugural “Planejando o futuro dos nossos dados: planos de gestão de dados”, às 17h, no formato de live, a ser transmitida no canal do PPCIC no YouTube. A palestra será ministrada pela professora convidada Claudia Bauzer Medeiros, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No evento, a docente irá apresentar os principais aspectos de um plano de gestão de dados, mostrando como preparar um plano na prática, discutindo sua importância no atual cenário mundial de pesquisa e as vantagens para a pesquisa de todas as áreas do conhecimento. O plano de gestão de dados é considerado no mundo inteiro como parte integral das práticas de pesquisa. No Brasil, a FAPESP vem implantando, desde 2017, a obrigatoriedade desses planos na submissão de determinadas modalidades de pedidos de auxílio e bolsa.

Claudia Bauzer Medeiros é professora titular da Unicamp, com graduação em Engenharia Elétrica e mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), além de doutorado em Computer Science pela Universidade de Waterloo (Canadá) e pós-doutorado pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA – França).

Para quem quiser participar da aula inaugural, outras informações podem ser vistas neste link.

Fim do conteúdo da página