Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 11/11/2020 – Palestra “Cais do Valongo: patrimônio da humanidade”
Início do conteúdo da página

11/11/2020 – Palestra “Cais do Valongo: patrimônio da humanidade”

Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2020, 14h29 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 14h29 | Acessos: 557

No dia 11/11/2020, às 18h, o Cefet/RJ promoverá, por meio da plataforma Teams, a palestra on-line "Cais do Valongo: patrimônio da humanidade". O evento faz parte do ciclo temático de atividades relacionadas ao projeto “Pequena África” e tem por objetivo trabalhar com os estudantes da 1ª e da 2ª séries do ensino médio integrado do Cefet/RJ do campus Maracanã a história da região que ficou conhecida como "Pequena África".

O termo “Pequena África” faz referência ao perímetro urbano no qual a presença africana se fez hegemônica e onde morava densa população de africanos libertos, espalhados nos labirintos de sobrados, casas, postigos e corredores que marcavam a paisagem, sobretudo, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro no século XIX.

A palestra será ministrada por um dos maiores especialistas no tema, o professor Carlos Eugênio L. Soares, que participou ativamente das escavações do Cais do Valongo, e trará relevantes contribuições para a história da presença negra e da escravidão de africanos e afrodescendentes no Rio de Janeiro.

A palestra poderá ser assistida pelo linkhttp://bit.ly/palestra_caisdoValongo.

 

Fim do conteúdo da página