Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 27/11/2020 – Ciclo de palestras do PPRER: “Lima Barreto na crítica contemporânea”
Início do conteúdo da página

27/11/2020 – Ciclo de palestras do PPRER: “Lima Barreto na crítica contemporânea”

Publicado: Terça, 24 de Novembro de 2020, 15h04 | Última atualização em Terça, 24 de Novembro de 2020, 15h08 | Acessos: 634

O segundo encontro do ciclo de palestras on-line do Programa de Pós-graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER) do Cefet/RJ abordará o escritor Lima Barreto na crítica contemporânea em uma conversa com a professora da UFRJ Beatriz Resende, especialista na obra do autor, e o professor Gabriel Chagas. A atividade será realizada no dia 27 de novembro, às 14 horas, e será transmitida pelo canal do PPRER no YouTube.

Além de ser autora do livro Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos, Beatriz Resende propôs uma abordagem pioneira da obra do escritor através das crônicas, tendo atuado como organizadora de edições dos textos do autor, como Toda Crônica.

O professor Gabriel Chagas, em 2020, ficou em 1º lugar no Prêmio Antônio Candido de Teses e Dissertações da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Gabriel venceu o prêmio com a dissertação “Pérolas negras na periferia: um estudo comparativo de personagens femininas em Not without laughter, de Langston Hughes, e Clara dos Anjos, de Lima Barreto”, trabalho também pioneiro que abre caminhos tanto para a crítica literária, quanto para os estudos das relações étnico-raciais, destacando a atualidade do autor extraordinário que é Lima Barreto.

 

Ciclo de Palestras do PPRER: “Lima Barreto na crítica contemporânea”

Data: 27/11/2020

Horário: 14 horas

Local: canal do PPRER no YouTube



 

Fim do conteúdo da página