Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 10/12/2020 – Palestra “Ventre da violência: a relevância da pesquisa histórica e arqueológica sobre crianças e mulheres sepultadas no Cemitério dos Pretos Novos”
Início do conteúdo da página

10/12/2020 – Palestra “Ventre da violência: a relevância da pesquisa histórica e arqueológica sobre crianças e mulheres sepultadas no Cemitério dos Pretos Novos”

Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 16h53 | Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 20h42 | Acessos: 739

O projeto de extensão “Pequena África”, do Cefet/RJ campus Maracanã, realizará, na próxima quinta-feira (10), a palestra “Ventre da violência: a relevância da pesquisa histórica e arqueológica sobre crianças e mulheres sepultadas no Cemitério dos Pretos Novos”. O encontro on-line estava previsto para acontecer na última quinta-feira (3), mas, em virtude de problemas técnicos, foi reagendado para esta semana. A live é aberta ao público e oferecerá certificado aos participantes. A transmissão iniciará às 18h pelo Microsoft Teams.

O palestrante será o professor Julio César Medeiros, diretor de estudos e pesquisa do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) e professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). O projeto de extensão “Pequena África” é integrado pelas professoras Aldilene César, Márcia Morais, Mariana Renou e Vanessa Brunow e conta também com a participação da aluna bolsista Alice Cristina Almeida Martins.

O objetivo do ciclo de palestras é abordar a história da região que ficou conhecida como “Pequena África”. O termo faz referência ao perímetro urbano no qual a presença africana se fez hegemônica e onde morava densa população de africanos libertos, espalhados nos labirintos de sobrados, casas, postigos e corredores que marcavam a paisagem, sobretudo, na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro no século XIX.

A palestra poderá ser assistida pelo link: http://bit.ly/palestra-ventredaviolencia.

Fim do conteúdo da página