Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 27 e 29/04 – Clássicos no Cefet/RJ – Concertos Didáticos: apreciação musical e conversas com o madrigal Vocci in Mvsica
Início do conteúdo da página

27 e 29/04 – Clássicos no Cefet/RJ – Concertos Didáticos: apreciação musical e conversas com o madrigal Vocci in Mvsica

Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 17h31 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 15h55 | Acessos: 648

Nos dias 27 e 29 de abril, às 13h30 e às 10h30, respectivamente, o projeto de extensão “Clássicos no Cefet/RJ – Concertos Didáticos” receberá o grupo Vocci in Mvsica em um evento audiovisual interativo aberto a toda a comunidade discente e de servidores do Cefet/RJ.

A apresentação será on-line e consistirá na exibição de um vídeo que foi gravado e editado ao longo do ano de 2020. Durante o evento, entre a apreciação de uma música e outra, os integrantes do Vocci in Mvsica irão interagir com a plateia via plataforma Microsoft Teams. Para se inscrever, basta preencher o formulário utilizando o e-mail institucional. As inscrições serão aceitas até 30 minutos antes do início das apresentações.

Neste evento, o projeto Clássicos no Cefet/RJ amplia sua atuação interinstitucional com a apresentação do madrigal Vocci in Mvsica, um grupo formado por jovens cantores profissionais e semiprofissionais de diversas instituições, sob regência de Pietro Barbosa, coordenador do projeto. O grupo busca promover, através da música e da imagem, um diálogo entre a arte e os sentimentos vividos na pandemia, com criatividade e sensibilidade. O projeto foi realizado com apoio da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado de São Paulo.

Segundo a professora de música do Cefet/RJ Daniela Spielmann, o madrigal é um gênero musical que utiliza o canto e surgiu na Renascença Italiana, dando origem à ópera. “Trata-se de um grupo em que nem tudo é cantado da forma coral, tem solos e pode ter instrumentos musicais também”, explica a docente.


Sobre o projeto

O projeto “Clássicos no Cefet/RJ – Concertos didáticos” é fruto de uma parceria entre o Cefet/RJ e a Escola de Música da UFRJ, coordenado pelos professores de música do Cefet/RJ, Daniela Spielmann e Bruno Repsold, e pela pianista e professora de música da UFRJ Miriam Grosman. A iniciativa é inspirada nos concertos didáticos, que se caracterizam por serem práticas de apreciação musical destinada a públicos diversos, objetivando a passagem de conhecimento em vários níveis perceptivos, dentre eles a criação do senso estético, o prazer da apreciação, o estímulo da percepção e a formação cultural sensível.

A iniciativa visa trazer a experiência da música erudita para dentro da instituição. Este já é o quinto ano de atividades do projeto, que, regularmente, promove pequenos concertos para a comunidade do Cefet/RJ.

 

Clássicos no Cefet/RJ – Concertos Didáticos on-line recebem o grupo Vocci in Mvsica

Datas: 27/04 (às 13h30) e 29/04 (às 10h30)

Local: Microsoft Teams

Inscrições: http://bit.ly/cefetrj_classicos (utilize o e-mail institucional)

 

Realização: Cefet/RJ

Coordenação de Artes (COART)

Departamento de Extensão e Assuntos Comunitários (DEAC)

Núcleo de Arte e Cultura do Cefet/RJ (NAC)

Coordenação Cefet/RJ: Daniela Spielmann e Bruno Repsold

Coordenação UFRJ: Miriam Grosman

Coordenação interinstitucional: Calebe Faria

Colaboração: Oliver Bastos



Vocci in Mvsica

Direção musical e regência: Pietro Barbosa

Concepção artística e roteiro: Ivy Szot

Pianista: Felipe Gazoni

Órgão: Bruno Tadeu*

Bailarina: Camila Mazolini Panontim*

Edição e montagem de vídeos: Stig Filmes

Filmagens externas: Cesar Films_

Edição de áudio: Maicon Braga

 

 

Fim do conteúdo da página