Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 24/02/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – "Analytics: em busca da tomada de decisões eficientes"
Início do conteúdo da página

24/02/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – "Analytics: em busca da tomada de decisões eficientes"

Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 20h18 | Última atualização em Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 20h18 | Acessos: 711

Na próxima quinta-feira (24), o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) irá realizar uma palestra com o tema “Analytics: em busca da tomada de decisões eficientes”. O evento on-line será transmitido a partir das 19h30 pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) no YouTube e terá a apresentação do docente do Cefet/RJ Pedro González. O vídeo ficará disponível no canal para posterior visualização.

De acordo com os responsáveis pela iniciativa, nos dias de hoje, em função da quantidade de dados disponíveis, muito se discute sobre previsão e tomada de decisão eficiente no contexto de Analytics. Diante desse cenário, o objetivo do encontro é discutir brevemente o que realmente vem a ser Analytics e apresentar, mais a fundo, três problemas de tomada de decisão em diferentes domínios: Logística, Esportes e Finanças.

O palestrante Pedro González é doutor em Computação pela UFF (2015) e em Informatique pela Université d’Avignon et des Pays de Vaucluse, em um esquema de cotutela (2015). Conduziu pesquisa de pós-doutorado na UFRJ com foco em Otimização Combinatória (2016). É professor EBTT no Cefet/RJ desde 2017, onde atua no Departamento de Informática (DEPIN), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (PPPRO), além de ser líder do grupo de pesquisa Otimização Combinatória e Aplicações (OCA/CNPq).

Ao longo da live, irá circular uma lista de presença que, para os alunos da graduação, viabiliza a emissão de certificado de participação para composição de horas complementares. Para que o certificado possa ser efetivado, o aluno deve:

 

1) inscrever-se previamente no seminário pelo site https://eic-seminarios.com/;

2) assistir ao evento “ao vivo”;

3) assinar a lista de presença durante a transmissão.

 

Para saber mais informações sobre o seminário, acesse SEIC – Pedro González.

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar, aos alunos e à comunidade, uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação, especialmente as pesquisas e projetos em andamento na Escola de Informática e Computação (EIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) e nas demais instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para obter contribuições, críticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos.

 

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

Fim do conteúdo da página