Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 10/03/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Meninas olímpicas e computação na educação básica”
Início do conteúdo da página

10/03/2022 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – “Meninas olímpicas e computação na educação básica”

Publicado: Quinta, 03 de Março de 2022, 11h59 | Última atualização em Quinta, 03 de Março de 2022, 11h59 | Acessos: 610

Na próxima quinta-feira (10), o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) irá receber a docente Nara Martini Bigolin para realizar a palestra “Meninas olímpicas e computação na educação básica”. O evento on-line será transmitido a partir das 19h30 pelo canal do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) no YouTube e ficará disponível para visualização posterior.

A palestra irá abordar dois assuntos que perpassam a busca por uma educação igualitária no Brasil: a sub-representação de alunas em olimpíadas científicas nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias e matemática e a importância da implantação da computação na educação básica. 

A palestrante é professora associada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mãe de duas filhas e um filho, possui graduação em Informática (PUCRS), mestrado em Ciência da Computação (UFRGS) e doutorado em Inteligência Artificial (Université de Paris VI – Pierre et Marie Curie). Atualmente, é graduanda de Filosofia e Economia e coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil, além de outros projetos relacionados ao tema.

Ao longo da live, irá circular uma lista de presença. Para os alunos da graduação, a presença viabiliza a emissão de certificado de participação que conta como horas complementares. Para que o certificado possa ser efetivado, o aluno deve:

1) inscrever-se previamente no seminário pelo site https://eic-seminarios.com/;
2) assistir ao evento “ao vivo”;
3) assinar a lista de presença durante a transmissão.

 

As informações sobre o seminário também podem ser vistas em SEIC – Nara Martini Bigolin.

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar, aos alunos e à comunidade, uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação, especialmente as pesquisas e projetos em andamento na Escola de Informática e Computação (EIC), no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPCIC) e nas demais instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão. É uma oportunidade importante para obter contribuições, críticas e sugestões que podem direcionar o andamento dos seus projetos.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios

 

 

Fim do conteúdo da página