Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 26 a 29/04/2022 – 4º Encontro de Biomatemática (EncBioMat)
Início do conteúdo da página

26 a 29/04/2022 – 4º Encontro de Biomatemática (EncBioMat)

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 20h21 | Última atualização em Quarta, 16 de Março de 2022, 20h22 | Acessos: 1075

Entre os dias 26 e 29 de abril, o Cefet/RJ Unidade Maracanã irá sediar o 4º Encontro de Biomatemática (EncBioMat). O evento será realizado em parceria com o Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e com a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). O 4º EncBioMat está previsto para ocorrer no formato presencial, mas poderá ser reorganizado para a forma remota, em caso de restrições sanitárias. As inscrições estão abertas até o dia 26 de abril.

A Biomatemática, recentemente, foi aprovada como área de pesquisa no CNPq, como subárea da Matemática Aplicada, mas os primeiros trabalhos nessa área foram publicados há mais de 20 anos. E, nessas últimas duas décadas, a Biomatemática fez-se presente como linha de pesquisa em diversos programas de pós-graduação pelo Brasil, o que se reflete no crescente número de estudantes e pesquisadores trabalhando nessa área. Devido à pandemia da covid-19, a área tem recebido destaque não só no meio acadêmico, mas também pela imprensa, aumentando ainda mais o interesse de pesquisadores e estudantes.

Nesse contexto, o encontro tem como objetivos difundir a Biomatemática como campo de estudo, pesquisa e colaboração com áreas correlatas; integrar pesquisadores, professores, graduandos e pós-graduandos no estudo de problemas em aberto que exijam ações acadêmicas; fomentar, através de desafios trazidos ao evento por pesquisadores de áreas correlatas, a pesquisa com aplicações efetivas; e divulgar os trabalhos feitos nos grupos de Biomatemática a que pertencem os participantes, fomentando demandas reais. Além de estímulos coletivos, busca-se, também, a motivação pessoal de pesquisadores, professores, profissionais, pós-graduandos e graduandos e usuários do instrumental biomatemático no estudo, na busca de soluções, na avaliação de políticas públicas e estreita cooperação com a Matemática e a Matemática Aplicada.

Clique para saber mais sobre o 4º EncBioMat e se inscrever.

Fim do conteúdo da página