Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 19/07/2022 – Palestra e visita virtual ao laboratório ATLAS, do CERN, na Suíça
Início do conteúdo da página

19/07/2022 – Palestra e visita virtual ao laboratório ATLAS, do CERN, na Suíça

Publicado: Terça, 21 de Junho de 2022, 13h20 | Última atualização em Terça, 21 de Junho de 2022, 13h22 | Acessos: 948

No dia 19 de julho, às 10h30, a Coordenação de Física do Cefet/RJ Unidade Maracanã irá promover uma palestra, no Auditório 2, sobre o acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider, ou, em português, Grande Colisor de Hádrons). No evento, também será realizada uma visita virtual ao ATLAS Experiment, uma das experiências subterrâneas do CERN, o maior laboratório de física de partículas do mundo.

Criado em 1954 e localizado em Genebra, na Suíça, o CERN é um conglomerado de laboratórios que se constitui, atualmente, na maior colaboração de nações em torno da ciência da história, com 23 países-membros. Foi nele que, em 2012, detectou-se o Bóson de Higgs, uma das maiores descobertas da Física de Partículas de todos os tempos.

A visita será realizada de forma remota em tempo real, por videoconferência, na qual os alunos serão levados diretamente ao Laboratório ATLAS do CERN, à sua sala de controle e depois à “caverna”, situada a 100 metros de profundidade, onde está localizado o detector de partículas. Durante o tour, o coordenador de Física da Unidade Maracanã e um pesquisador do CERN irão apresentar o laboratório e responder às perguntas dos alunos. A palestra que antecede a visita, na qual serão introduzidos os assuntos pertinentes ao encontro, terá duração de 40 minutos.

São disponibilizadas 80 vagas para o evento, destinadas a estudantes de todos os níveis de ensino e unidades do Cefet/RJ, além do público externo. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição disponível neste link.

 

Palestra e visita virtual ao laboratório ATLAS, do CERN, na Suíça

Data: 19/07/2022

Horário: 10h30

Local: Auditório 2 da Unidade Maracanã

Inscrições: https://bit.ly/visitacern_cefetrj

Público-alvo: estudantes de todos os níveis de ensino e unidades do Cefet/RJ, além do público externo

Fim do conteúdo da página