Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 23/11/2022 – Mesa-redonda: “Tradução e diplomacia: o Tratado de Wuchale (1889) e a Resolução 242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (1967) sob análise”
Início do conteúdo da página

23/11/2022 – Mesa-redonda: “Tradução e diplomacia: o Tratado de Wuchale (1889) e a Resolução 242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (1967) sob análise”

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h04 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 16h04 | Acessos: 898

No dia 23 de novembro, às 19h, o Departamento de Línguas Estrangeiras Aplicadas (DELEA) irá promover a mesa-redonda “Tradução e diplomacia: o Tratado de Wuchale (1889) e a Resolução 242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (1967) sob análise”, organizada e mediada pelo professor do curso Leandro Cristóvão.

Participam da mesa três ex-alunos, Caio Lyrio, Maria Eduarda Thiago e Matheus Elias, e uma aluna em fase de conclusão do bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais (LEANI), Clara Giffoni. O objetivo é debater os impactos, na realidade, da prática da tradução de documentos jurídicos no âmbito da diplomacia. Serão analisadas questões diplomáticas presentes na assinatura e na tradução do Tratado de Wuchale – documento que é fruto de uma negociação entre a Etiópia e a Itália em 1889 – e da Resolução 242 do Conselho de Segurança das Nações Unidas – texto aprovado em 1967 com o intuito de encerrar a Guerra dos Seis Dias, conflito ocorrido entre Israel e Egito, Síria, Jordânia e Iraque.

Fruto de pesquisas realizadas pelos palestrantes quando ainda eram alunos da disciplina Estudos Teóricos da Tradução, as apresentações se propõem a salientar de que forma a tradução dos documentos citados auxiliou e/ou prejudicou o processo de negociação diplomática que deu fim aos conflitos. A mesa-redonda busca demonstrar como pode ser central a prática tradutória no exercício da diplomacia.

A atividade será realizada on-line, através da plataforma Microsoft Teams, e está aberta a todas as pessoas interessadas. Serão conferidos certificados aos ouvintes mediante preenchimento do formulário de inscrição disponível no link https://forms.office.com/r/WHJYiZq1KS e assinatura da lista de presença no dia do evento. 

Clique aqui para acessar o evento.

Fim do conteúdo da página