Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 19/04/2022 – Roda de conversa: “Vamos falar sobre negacionismo?”
Início do conteúdo da página

19/04/2022 – Roda de conversa: “Vamos falar sobre negacionismo?”

Publicado: Quinta, 31 de Março de 2022, 18h50 | Última atualização em Quinta, 31 de Março de 2022, 18h57 | Acessos: 671

“Sendo a ciência um conjunto de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, experimentação e comprovação, como uma teoria científica seria capaz de derrubar outra? É possível que duas teses científicas divergentes tenham, ambas, validade? Há uma verdade única no campo da ciência? O que, afinal, determina a validade de uma tese científica? Seremos todos negacionistas?”. Essas e outras questões serão discutidas durante a roda de conversa “Vamos falar sobre negacionismo?”, que ocorrerá na Uned Maria da Graça, no dia 19 de abril, às 14h30.

A atividade, organizada pela Seção de Articulação Pedagógica e pela Coordenação do Ensino Médio da unidade, será presencial e faz parte da programação da Semana Inaugural de Acolhimento aos Estudantes Ingressantes no ano letivo de 2022. O objetivo do evento é abordar o fenômeno do negacionismo e a importância da diversidade e do diálogo na construção da democracia e de consensos científicos.

Para o debate, foram convidadas as professoras Tatiana Marins Roque, do Instituto de Matemática da UFRJ e autora do livro O dia em que voltamos de Marte, e Elika Takimoto, professora do Cefet/RJ, integrante do grupo de pesquisa Estudos Sociais e Conceituais de Ciência, Sociedade e Tecnologia (Uerj), vencedora do Prêmio Saraiva de Literatura e autora do livro Como dialogar com um negacionista.

Em virtude do espaço limitado, a atividade terá como público preferencial servidores da Uned e alunos das turmas de 1° e 2° anos do curso técnico integrado ao ensino médio. O local exato da roda de conversa será divulgado no dia do evento.

 

Roda de conversa “Vamos falar sobre negacionismo?”

Data: 19/04/2022

Horário: 14h30

Local: Uned Maria da Graça

 

Fim do conteúdo da página