Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 07 a 09/04 – Seminários on-line: Educação e Saúde pelas lentes da Teoria Social Cognitiva
Início do conteúdo da página

07 a 09/04 – Seminários on-line: Educação e Saúde pelas lentes da Teoria Social Cognitiva

Publicado: Quinta, 25 de Março de 2021, 21h20 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 17h32 | Acessos: 1654

De 7 a 9 de abril, o Cefet/RJ campus Nova Friburgo promoverá o evento “Seminários on-line: Educação e Saúde pelas lentes da Teoria Social Cognitiva”. A iniciativa terá palestras e oficinas com a participação de cinco professores de diversas instituições educacionais. As atividades serão transmitidas pelo YouTube e pela plataforma Microsoft Teams. Para obter o certificado de participação, será preciso preencher a lista de presença que será liberada durante as transmissões.

A proposta do evento é refletir acerca dos contextos da educação e da saúde pelas lentes da teoria elaborada pelo psicólogo canadense Albert Bandura. De acordo com organizadores do seminário, a teoria banduriana entende que o indivíduo, mediado pelos processos de interação social, pode se tornar agente e intervir no ambiente. A compreensão desse estudo contribui para o processo de construção da autonomia do indivíduo.

 

Confira o cronograma do seminário:

1º Dia - Abertura: palestra introdutória sobre a Teoria Social Cognitiva

Palestrantes:  Kátia Regina Xavier da Silva e Thaís Porto Amadeu

Mediadoras: Alessandra Mitie Spallanzani e Simone Emiliano de Jesus

Data: 07/04/2021

Horário: das 14h às 16h30

Local: http://bit.ly/seminarioTSCdia1

Títulos das palestras:

O sujeito que aprende na perspectiva da Teoria Social Cognitiva (TSC) - Kátia Xavier

Aprender a ensinar saúde: contribuições da Teoria Social Cognitiva (TSC) - Thaís Amadeu

2º Dia - Palestra sobre estratégias autorregulatórias no contexto da educação

Palestrantes: Marcelle Resende Moreira

Mediadoras: Simone Emiliano de Jesus e Suzana de Carvalho Barroso Azevedo

Data: 08/04/2021

Horário: das 14h às 16h

Local: http://bit.ly/seminarioTSCdia2

3º Dia - Oficinas sobre autorregulação no domínio da Educação e da Saúde

Palestrantes:  Bruno dos Santos Gouvêa e Verônica Passos Alves Quintans

Mediadoras: Alessandra Mitie Spallanzani, Simone Emiliano de Jesus e Suzana de Carvalho Barroso Azevedo

Data: 09/04/2021

"Quem desejar participar das oficinas (3º dia do evento) deverá fazer a inscrição através do seguinte formulário: https://forms.office.com/r/FwiByCct2A"
 
 

Informações sobre as oficinas:

Oficina 1 – Autoeficácia autorregulatória para praticar atividades físicas: o que é e como se desenvolve?

Horário: das 13h30 às 14h30

Local: http://bit.ly/TSCoficina1

Docente responsável: Bruno dos Santos Gouvêa (doutorando em Ciências Médicas – PGCM/UERJ e docente do Departamento de Educação Física – Colégio Pedro II campus Tijuca II)

Descrição: O objetivo da oficina é apresentar conceitos de autoeficácia autorregulatória e de estratégias autorregulatórias relacionadas à prática de atividades físicas, por meio de atividades teórico-práticas baseadas em uma história-ferramenta fundamentada na Teoria Social Cognitiva.

 

Oficina 2 – Você já aprendeu a aprender?

Horário: das 14h40h às 15h40

Local: http://bit.ly/TSCoficina2

Docente responsável: Verônica Passos Alves Quintans (docente do Colégio Pedro II)

Descrição: Esta oficina tem o propósito de oferecer um contato com as estratégias de autorregulação da aprendizagem, perpassando por suas definições, exemplificando seu uso com trechos da obra "E aí, Chloé?" e oportunizando aos participantes uma atividade lúdica, para que possam, posteriormente, refletir sobre seus próprios processos de aprendizagem.

 

Ficha técnica:

Organização: docentes Alessandra Mitie Spallanzani, Helga Dolorico Balbi e Simone Emiliano de Jesus e Suzana de Carvalho Barroso Azevedo; e colaborador Lucas Jardim Escamilha

Palestrantes:

Bruno dos Santos Gouvêa
Docente do Colégio Pedro II

Kátia Regina Xavier da Silva
Docente do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II (MPPEB/CPII)

Marcelle Resende Moreira
Docente do Colégio Pedro II

Thaís Porto Amadeu
Docente da Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Verônica Passos Alves Quintans
Docente do Colégio Pedro II

Fim do conteúdo da página