Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 15/05 a 19/05/2017 - VI Semana de Física
Início do conteúdo da página

15/05 a 19/05/2017 - VI Semana de Física

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 19h16 | Última atualização em Sexta, 12 de Maio de 2017, 19h16 | Acessos: 1257


VI Semana de Física

Tema:
“A relação entre Física e Matemática”
Data: de 15 a 19 de maio de 2017
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: campus Petrópolis

 

Sobre o evento

Palestras, mesas-redondas e minicursos fazem parte da VI Semana de Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, que começa na próxima segunda-feira, dia 15. A abertura do evento está marcada para as 18h30, no Salão Nobre, e será seguida da palestra “Primórdios da Física Matemática”, ministrada pela professora da unidade Carolina Torres.

Direcionado principalmente aos discentes da licenciatura em Física, que podem complementar sua formação, o evento é aberto também aos estudantes dos demais cursos do campus, assim como para a população em geral interessada na área. As palestras e mesas-redondas irão contar com a participação de docentes de diversas instituições de ensino e pesquisa, como UFRJ, Uerj, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Já os minicursos serão oferecidos pelos professores do Cefet/RJ e, muitas vezes, pelos próprios alunos. As inscrições podem ser realizadas no hall de entrada do campus a partir de segunda-feira, dia 15. Será cobrada uma taxa simbólica de inscrição no valor de R$ 2. Além de oferecer a oportunidade de atualização e de debate de assuntos relacionados à física e ao ensino da física, todas as atividades conferem aos participantes certificados, que podem ser utilizados na contabilização das horas de Atividade Artístico-Científico-Cultural (AACC). Os participantes poderão comprar também uma rifa, no valor de R$ 1, do livro "Buracos Negros", de Stephen Hawking, que será sorteado na Plenária de Avaliação, na sexta-feira, 19 de maio.

O tema desta edição, “A relação entre Física e Matemática”, é inspirado pelo Biênio da Matemática no Brasil, quando o país sediará dois grandes eventos de relevância da área – a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017) e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018).

Confira a programação completa.

Fim do conteúdo da página