Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 12 e 26/08/2017 - Curso de extensão: Noções básicas de trigonometria
Início do conteúdo da página

12 e 26/08/2017 - Curso de extensão: Noções básicas de trigonometria

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2017, 15h56 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2017, 18h55 | Acessos: 1267

Alunos de licenciatura em Física e Engenharia de Computação do campus Petrópolis que estejam entre o 1º e o 3º período terão a oportunidade de tirar dúvidas e reforçar o aprendizado em trigonometria a partir do curso de extensão “Noções básicas de trigonometria”, que será ministrado pela professora Flávia Trópia Fadel, em dois sábados de agosto. As inscrições devem ser feitas nesta semana, entre os dias 8 e 10 de agosto.

 

Confira as informações do curso:

Professora responsável: Flávia Trópia Fadel

Data: 12 e 26 de agosto (sábados)

Horário: das 8h30 às 12h30

Carga horária: 8 horas (com entrega de certificado)

Público-alvo: alunos do curso de licenciatura em Física e Engenharia de Computação do campus Petrópolis que estejam entre o 1º e 3º período

Número de vagas: 40

Inscrições: entre 8 e 10 de agosto, na Secretaria Acadêmica, por meio de ficha cadastral. As inscrições realizadas serão confirmadas por e-mail no dia 11 de agosto, sexta-feira.

 

Saiba mais sobre o curso:

A trigonometria é um ramo da Matemática que estuda a relação existente entre os lados e os ângulos de um triângulo. É um conteúdo importante para quem é da área de Exatas, especialmente Física, pois auxilia no entendimento e na resolução de situações-problema, contribuindo, assim, nos cálculos relacionados à Cinemática, Dinâmica e Óptica, entre outros.

O curso tem como objetivo sanar as dificuldades encontradas por alunos dos primeiros períodos de licenciatura em Física e Engenharia de Computação do campus Petrópolis. Para isso, tem como proposta retomar os conceitos de arcos e ângulos e as propriedades do triângulo retângulo, além de recuperar o significado das relações básicas da trigonometria: seno, cosseno e tangente.

Inicialmente, pretende-se fazer um resgate histórico e trabalhar com material concreto. Após esclarecimentos e significações, as relações trigonométricas e o conceito de ciclo trigonométrico serão introduzidos; as identidades trigonométricas serão desenvolvidas e as transformações trigonométricas, resolvidas. Além disso, será apresentado um panorama sobre as funções circulares.

Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de compreender o significado das relações trigonométricas fundamentais e saber utilizá-las para resolver problemas em diferentes contextos. Também deverá ser capaz de desenvolver identidades trigonométricas e trabalhar com as transformações trigonométricas, aplicando esses conceitos na resolução de problemas, especialmente, na Física.

Fim do conteúdo da página