Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 24/09/2019 – Palestra “Museus por dentro, por dentro dos museus”
Início do conteúdo da página

24/09/2019 – Palestra “Museus por dentro, por dentro dos museus”

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 17h45 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 17h49 | Acessos: 575

 

O Cefet/RJ campus Petrópolis, em parceria com o Museu de Porcelana de Petrópolis, realiza, na próxima terça-feira, dia 24 de setembro, a palestra “Museus por dentro, por dentro dos museus: a gestão do Museu de Porcelana a partir da ótica de bacharéis em Turismo”. A atividade – que faz parte da programação da 13ª Primavera dos Museus – será realizada às 19h.

 

Confira as informações do evento:

Tema: “Museus por dentro, por dentro dos museus: a gestão do Museu de Porcelana a partir da ótica de bacharéis em Turismo”

Data: 24 de setembro de 2019

Horário: 19h

Local: Salão Nobre do campus Petrópolis

 

Saiba mais sobre o evento:

Com o objetivo de discutir o papel, no Museu, de alunos do curso de bacharelado em Turismo, a palestra irá abordar os seguintes assuntos: a reunião do acervo por um colecionador petropolitano; o processo de abertura; a organização dos espaços; o Museu enquanto patrimônio; e o papel dos turismólogos na gestão do Museu – inserção da instituição junto ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e ao Sistema Estadual e Municipal de Museus.

A palestra será ministrada pelos alunos do curso de bacharelado em Turismo do campus Petrópolis Gabriel Gomes e Lara Barreiros, que fazem estágio no Museu de Porcelana, e contará com a participação dos diretores do Museu, Robert Bedran e Gisele Bedran, e dos professores do campus Petrópolis Patrícia Souza Lima e Frederico Ferreira de Oliveira.

A atividade irá compor a 13ª Primavera dos Museus, promovida pelo Ibram junto às instituições de todo o Brasil.

 

Sobre a 13ª Primavera dos Museus

Em sua 13ª edição, a Primavera dos Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram, que acontece anualmente no início da primavera. Tem como objetivo promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade. Neste ano, o evento acontece de 23 a 29 de setembro e tem como tema principal “Museus por dentro, por dentro dos museus”, que busca explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos.

Na Cidade Imperial, além da palestra no Cefet/RJ campus Petrópolis, haverá mesas-redondas, debates, palestras, oficinas, exibições de filmes, concertos, exposições, visitas mediadas, entre outras atividades, no Museu Imperial, no Museu Palácio Rio Negro, no Museu Casa do Colono, no Centro Alceu de Amoroso Lima para a Liberdade, na Casa-Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e no Museu de Porcelana.

Confira a programação completa em http://programacao.museus.gov.br/.

Fim do conteúdo da página