Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 23 a 25/09/2019 – Campanha #InclusãoCefetPet
Início do conteúdo da página

23 a 25/09/2019 – Campanha #InclusãoCefetPet

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2019, 14h19 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 14h19 | Acessos: 640

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência (21 de setembro), o Cefet/RJ campus Petrópolis irá realizar a campanha #InclusãoCefetPet entre 23 e 25 de setembro. A programação contará com a divulgação de informações sobre a causa, um painel para fotos com a hashtag da campanha e um pocket show. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. 

 

 

Confira as informações do evento:

Tema: #InclusãoCefetPet – Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Data: de 23 a 25 de setembro de 2019

Horário: horário de funcionamento do campus (das 7h às 22h30)

                  Pocket Show – 25 de setembro, das 18h às 18h30

Local: Saguão Principal do campus Petrópolis

 

Saiba mais sobre o evento:

Organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus Petrópolis, o evento pretende divulgar e fomentar a discussão sobre o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais das pessoas com deficiência (PCDs). No Saguão Principal, o painel #InclusãoCefetPet busca chamar atenção para a causa e estimular os públicos interno e externo a compartilhar fotos em suas redes sociais, potencializando a campanha. No dia 25 de setembro, a aluna de Turismo Vitória Maria Moraes, que é deficiente auditiva, fará um Pocket Show com um repertório voltado para o samba e a MPB.

 

A aluna Vitória Maria Moraes fará um pocket show no dia 25 de setembro

 

O evento celebra uma data especial: o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, instituído por iniciativa de movimentos sociais e oficializado pela Lei no 11.133/2005. A data – 21 de setembro – coincide com o Dia da Árvore, simbolizando o sentimento de renovação em prol da cidadania e da inclusão social.

“Acho que é importante lembrar essa data porque, como o nome diz, é uma luta. Nem sempre as pessoas com deficiência tiveram seus direitos garantidos. E temos que falar e lutar para garantir o acesso e o direito a todos”, afirmou a coordenadora do Napne no campus Petrópolis, Daphne Holzer.

 

Conheça o Napne do campus Petrópolis

Instituído em 2011, o Napne do Cefet/RJ campus Petrópolis trabalha com a sensibilização para a cultura da diversidade, fomentando o olhar para a inclusão. O Núcleo é formado por quatro servidores: a coordenadora Daphne Holzer, representante da Seção de Articulação Pedagógica (SAPED); Luciana Castro, representante da Biblioteca; Jonatan Rocha, representante da Subprefeitura; e Soraia Toledo, professora de libras.

 

Integrantes do Napne (da esq. para a dir.): Jonatan Rocha, Soraia Toledo, Luciana Castro e Daphne Holzer

 

A cada semestre, o Napne faz a identificação dos alunos, planeja as estratégias de atuação conforme as demandas e realiza atividades de formação continuada entre discentes e servidores. “Desde que o Napne existe, a gente desenvolve ações de sensibilização. Todos os anos desenvolvemos ações relacionadas ao tema e o Napne também participa de todos os eventos do campus, como a Sepex”, afirmou Luciana Castro.

Em 2018, o Napne lançou o “Documento Norteador das Ações de Inclusão do campus Petrópolis”, consolidando seu compromisso com a educação inclusiva e orientando as ações de todos os setores e colegiados para os processos de inclusão. A partir do documento, o Napne estruturou o seu trabalho nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. No ensino, realizam adaptação curricular, assessoria para atualização dos projetos dos cursos, atendimento ao aluno e, eventualmente, participam de um conselho de classe. Na extensão, promovem formação continuada e eventos de sensibilização. E, na pesquisa, o Núcleo teve o artigo “O documento norteador das ações de inclusão do Cefet/RJ campus Petrópolis: um relato de experiência do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne)” aceito como capítulo do livro Educação e Direitos Humanos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

 

Fim do conteúdo da página