Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 19/08/2020 – Seminário Virtual de Física – Um modelo simples de campo de Dirac em 6 dimensões (3+3)
Início do conteúdo da página

19/08/2020 – Seminário Virtual de Física – Um modelo simples de campo de Dirac em 6 dimensões (3+3)

Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 16h11 | Última atualização em Segunda, 17 de Agosto de 2020, 16h13 | Acessos: 783

O Seminário Virtual de Física do dia 19 de agosto irá trazer como tema “Um modelo simples de campo de Dirac em 6 dimensões (3+3)” e será ministrado pelo ex-aluno de licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis Davi Rocha Rodrigues. O encontro acontecerá a partir das 19h e será transmitido pelo serviço Conferência Web da RNP a partir do link bit.ly/seminariocefet.

O seminário busca apresentar um estudo sobre as consequências da escolha de uma descrição matemática específica para um modelo espaço-tempo hexadimensional, ou seja, três dimensões espaciais e três temporais. Considerando, inicialmente, uma partícula não massiva imersa nesse espaço-tempo, foi possível fazer emergir quatro partículas massivas em um universo tridimensional oriundo da redução dimensional simples do modelo 6D inicial.

 

Sobre os Seminários Virtuais

Organizado por professores de licenciatura em Física do Cefet/RJ campus Petrópolis, o projeto de extensão “Seminários Virtuais” busca discutir assuntos atuais ligados aos temas do curso: Física, ensino de Física, Matemática, educação, inclusão, dentre outros. As apresentações semanais serão realizadas por alunos, ex-alunos, professores e outros profissionais.

“Sentimos a necessidade de oferecer aos estudantes uma oportunidade de manterem um vínculo ativo com o curso durante esses tempos de pandemia. Tempos difíceis sempre trazem muitos aprendizados. Acredito que a sociedade está aprendendo a interagir mais a distância. E não só através de redes sociais, profissionalmente também. Após essa experiência, esperamos que nossos alunos estejam mais preparados para o novo mercado de trabalho que irá surgir nos tempos pós-pandemia”, declarou o professor Daniel Micha, um dos idealizadores do projeto Seminários Virtuais.

Além de buscar aumentar a interação com a comunidade interna, o projeto também está aberto ao público externo. De acordo com Daniel, essa é uma virtude da iniciativa, que possibilita a integração com outros campi do Cefet/RJ e com outras pessoas interessadas na temática: “presencialmente, seria muito difícil integrar todos em um mesmo local num mesmo dia e horário. À distância, isso fica mais fácil. Estamos muito esperançosos pra que tudo dê certo”.

Os interessados em contribuir com apresentações podem enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., informando nome completo, instituição e área de interesse.

 

Fim do conteúdo da página