Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 07/12/2021 – Mesa-redonda on-line "Extensões e Interseções"
Início do conteúdo da página

07/12/2021 – Mesa-redonda on-line "Extensões e Interseções"

Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 22h10 | Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 15h40 | Acessos: 583

Quatro projetos de extensão atuantes do Cefet/RJ Uned Petrópolis – Ladrilhar, Conhecimento para profissionais do futuro, Diálogos com o Napne-Petrópolis e No batuque das águas do Caxambu – se uniram em torno dos pontos convergentes entre suas experiências, com destaque para o do tema acessibilidade, e organizaram a mesa-redonda “Extensões e interseções”. O evento, que será on-line e gratuito, acontecerá na próxima terça-feira, dia 7 de dezembro, das 17h30 às 19h.

O objetivo da mesa-redonda é abordar questões como a diversidade pela inclusão, o direito à memória de diferentes grupos sociais, a participação de todos na construção e interpretação do patrimônio cultural local e o papel da tecnologia, que mobilizarão as reflexões sobre o acesso à informação e à cultura nas perspectivas dos quatro projetos de extensão. Além disso, pretende-se sensibilizar o público externo a ser agente multiplicador de possíveis transformações sociais, sobretudo em relação à temática da acessibilidade.

O evento também contará com a participação dos bolsistas e voluntários envolvidos nas iniciativas em 2021, possibilitando-lhes debater a vivência e o impacto da extensão em suas vidas, sublinhando o protagonismo estudantil e buscando gerar, no público interno, mais proximidade e interesse nas atividades de extensão.

A mesa-redonda será realizada pela plataforma Microsoft Teams. Os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/iueFjqqYDZetNcrB8.

 

A mesa-redonda e os quatro projetos de extensão

Ladrilhar: percursos inclusivos pelo Cefet/RJ Petrópolis – atuante desde 2020, o projeto trará as vivências e os desafios da promoção da interpretação do patrimônio relacionado ao prédio histórico que abriga a instituição, ressaltando a construção de estratégias mais inclusivas, com recursos de acessibilidade.

Conhecimento para profissionais do futuro – a iniciativa é focada no desenvolvimento de habilidades e competências para um mercado de trabalho em crescente digitalização, garantindo a todos o acesso às tecnologias da informação e gerando impacto de inserção dos graduandos no mercado on-line.

Diálogos com o Napne-Petrópolis: saberes acerca de estudantes com altas habilidades – o projeto visa aproximar do tema da acessibilidade os diferentes sujeitos acadêmicos – docentes, técnico-administrativos, alunos e a comunidade externa –, por meio de ações de sensibilização e formação. A iniciativa tem como base interações dialógicas capazes de fazer com que os envolvidos nas atividades sejam multiplicadores e agentes das possíveis transformações sociais e educacionais necessárias à consolidação e democratização da inclusão.

No batuque das águas do Caxambu: projeto de sensibilização e mobilização em Petrópolis/RJ – desde 2017, a iniciativa promove ações extensionistas que estimulam a diversidade turística da conhecida Cidade Imperial, que defendem o direito à memória de diferentes grupos sociais, como o da população negra e dos imigrantes do século XX, e que incentivam a participação de todos na construção, interpretação e gestão do patrimônio cultural local, instigados por recortes, como o dark tourism.

Fim do conteúdo da página