Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 01/10/2020 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – Algoritmo genético aplicado ao problema da geometria de distâncias moleculares
Início do conteúdo da página

01/10/2020 – Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) – Algoritmo genético aplicado ao problema da geometria de distâncias moleculares

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 17h15 | Última atualização em Segunda, 09 de Novembro de 2020, 14h44 | Acessos: 742

Na próxima quinta-feira (01), o projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) realizará um encontro virtual com o tema “Algoritmo genético aplicado ao problema da geometria de distâncias moleculares”. A live inicia às 19h30 e será transmitida pelo canal do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPCIC) do Cefet/RJ no YouTube.

A iniciativa é aberta ao público. Para obter certificado de participação, é necessário fazer a inscrição prévia e assinar a lista de presença durante o evento. A palestrante será a estudante Sarah Carneiro, que desenvolve pesquisa na iniciação científica na área de Otimização e é aluna do curso superior de Engenharia de Computação do Cefet/RJ campus Petrópolis.

De acordo com os organizadores do evento, existe uma estreita relação entre a estrutura e a função de uma molécula, o que é particularmente verdadeiro no caso das proteínas. Uma das maneiras de se calcular a estrutura 3D de uma molécula de proteína é através de experimentos de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

Como esse procedimento fornece apenas distâncias entre átomos próximos, o problema é como utilizar essa informação para obter a posição de todos os átomos da molécula. O trabalho que será apresentado durante a live propõe duas abordagens baseadas em algoritmos genéticos para solução do problema, que, neste caso, é chamado de Discretizable Molecular Distance Geometry Problem (DMDGP).

 

Sobre os Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC)

O objetivo do projeto Seminários da Escola de Informática e Computação (SEIC) é fortalecer os conteúdos vistos em sala de aula, além de propiciar aos alunos e à comunidade uma oportunidade de conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas à computação nas instituições de pesquisa do Rio de Janeiro.

As palestras são feitas tanto por professores quanto por alunos, que podem aproveitar a oportunidade para expor as suas propostas de dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, projetos de ensino ou projetos de extensão.

Para acompanhar a agenda de Seminários da Escola de Informática e Computação, acesse: https://eic.cefet-rj.br/seminarios.

registrado em:
Fim do conteúdo da página