Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 10/08/2021 – Palestra "A importância da creditação da extensão na formação do estudante na educação tecnológica"
Início do conteúdo da página

10/08/2021 – Palestra "A importância da creditação da extensão na formação do estudante na educação tecnológica"

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 19h06 | Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 19h07 | Acessos: 1249

A Diretoria de Ensino (DIREN) e a Diretoria de Extensão (DIREX) do Cefet/RJ convocam as gerências acadêmicas, as coordenações e os integrantes de núcleos docentes estruturantes (NDEs) de cursos de graduação e orientadores dos serviços de apoio ao discente da graduação (SAPEDs) para a palestra da Prof.ª Dra. Olgamir Amância Ferreira, da Universidade de Brasília (UnB), sobre o tema "A importância da creditação da extensão na formação do estudante na educação tecnológica".

A atividade acontecerá no dia 10 de agosto de 2021, às 15h, com transmissão ao vivo pelo canal da DIREN no YouTube. A palestrante é mestra e doutora em Educação pela UnB, onde está à frente do Decanato de Extensão e preside a comissão de acompanhamento da implementação da creditação das atividades de extensão como componente curricular.

A inserção de atividades pedagógicas de caráter extensionista nas matrizes curriculares dos cursos de graduação é uma exigência do Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014, e está regulamentada na Resolução nº 7 do MEC/CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018, que fixou o prazo de 31 de dezembro de 2021 para que todos os projetos pedagógicos de cursos de graduação estivessem em conformidade com as diretrizes estabelecidas. Em função da pandemia de covid-19, o Parecer CNE/CES nº 498/2020 prorrogou esse prazo por mais um ano, de modo que temos até 31 de dezembro de 2022 para finalizar o processo de adequação.

O evento vai ao encontro das expectativas institucionais do Cefet/RJ no tocante à adequação de seus cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos) ao que impõe a meta 12.7 do PNE: "assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social". Contando com a máxima adesão dos convocados, o diretor de Ensino do Cefet/RJ, Roberto Borges, aproveita a oportunidade para sugerir a leitura prévia da Resolução nº 7 de 2018.

Todos os professores da educação profissional técnica de nível médio estão convidados, pois a creditação da extensão está prevista para esse nível de ensino no PDI da instituição. Os professores da graduação que ministrarem aulas no horário da palestra estão dispensados da convocação. A orientação, no entanto, é que a assistam à gravação, posteriormente, no canal do YouTube da DIREN, onde ficará disponível.

registrado em:
Fim do conteúdo da página