Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Eventos > 11/11/2021 – Evento “Dia do NAC”
Início do conteúdo da página

11/11/2021 – Evento “Dia do NAC”

Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 19h06 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 15h26 | Acessos: 1849

O Dia do NAC é uma iniciativa do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do Cefet/RJ ─ grupo de servidores que projeta, promove e implementa ações de arte e cultura, por meio de uma política institucional que atua de forma estruturada e perene.

O NAC tem como uma de suas missões proporcionar a integração entre os docentes, os discentes e os técnico-administrativos dos oito campi do Cefet/RJ, fomentando um espaço de discussão democrático, no qual ações de arte e cultura sejam compreendidas como produção de conhecimento e como parte integrante de uma formação cidadã.

No ano de 2021, o Dia do NAC acontece de forma remota, na plataforma Microsoft Teams, no dia 11 de novembro, quinta-feira, com programação das 9h às 17h30.

O Dia do NAC, instituído formalmente, é construído de forma participativa com os discentes da instituição através de seus coletivos e grêmios estudantis. O evento contará com a participação do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e parceria com o Centro Afro Carioca de Cinema numa seleção de filmes.

Na programação, serão apresentados vídeos produzidos por discentes e docentes, plenária com ex-alunos da instituição sobre arte e cultura, mostra de filmes seguida de debate, oficina LGBT, finalizando com um sarau.

Acesse aqui para fazer sua inscrição.

Serão emitidos certificados para os participantes.

Programação do evento:

Das 9h às 9h30 ─ Abertura (NAC)

Das 9h30 às 11h ─ Plenária: serão convidados cerca de cinco ex-estudantes para compartilharem suas experiências artísticas (profissionais ou pessoais) depois que saíram do Cefet/RJ. Em seguida, será aberta uma roda de conversa para discussão sobre os interesses dos estudantes no âmbito da arte e da cultura na escola.

Das 11h30 às 12h30 ─ Mostra artístico-cultural audiovisual: exibição de vídeos realizados nos projetos de pesquisa e extensão, em salas de aula de Artes, produções de estudantes e coletivos etc.

Das 13h30 às 14h30 ─ Mostra de cinema: serão exibidos curtas-metragens em parceria com o Centro Afro Carioca de Cinema e em seguida será realizado um bate-papo com produtores dos filmes e interlocutores da temática.

Das 14h30 às 16h ─ Oficina: serão desenvolvidas, de modo interseccionado, as temáticas raciais, LGBTQIA+, sobre masculinidades, feminismos etc.

Das 16h15 às 17h – Sarau estudantil: será criada uma sala no Microsoft Teams, na qual os participantes poderão apresentar trabalhos artísticos, recitar poesias, mostrar produções visuais, dançar e se expressar de maneira espontânea, como geralmente acontece em saraus.

Das 17h às 17h30 ─ Encerramento

Organização:

Docentes:

Flavia Pinheiro Meireles, Marcio Pizzi de Oliveira, Daniela Spielmann Grosman, Tatiana de Oliveira Almeida, Renata da Silva Moura, Renata de Souza Gomes, Fabiano Lemos Pereira, Felipe Machado, Alberto Boscarino, Ana Paula Lopes e Daniel Leuback.

Discentes

Alana Veras Marins Rosa, Letícia Christie Olímpio de Souza, Larissa Cristina dos Santos Diniz, Lavynia dos Santos Domingos de Oliveira, Maria Eduarda Schwartz Araújo, Juliana França Araujo Ferreira, Mariana Araujo Bianco, Gabriel Gomes Pezzino Cavalcanti, João Gabriel Gomes do Nascimento Barbosa, Gabriella Stephany da Silva Santos e Allyce Gabriele Gonçalves.

registrado em:
Fim do conteúdo da página