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Água

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 13h18 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 17h13 | Acessos: 85

Com a percepção de que a água é um recurso natural limitado quanto a sua disponibilidade e de suma relevância para as atividades humanas e para a regulação dos ecossistemas, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) desenvolveu no ano de 2017 o projeto CONSUMO CONSCIENTE DE ÁGUA no campus Maracanã, com intuito de demonstrar a importância de um uso sustentável no âmbito da instituição.

O projeto atende a um dos eixos temáticos propostos pela Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) e pelo Plano de Gestão de Logística Sustentável (PLS), e teve como objetivos específicos:

  • Apresentar um diagnóstico do consumo de água e esgoto do Cefet/RJ campus Maracanã.
  • Realizar o checklist sobre possíveis vazamentos/ desperdícios de água observados nas principais louças sanitárias.
  • Apresentar ações de economia de água.

Segue um breve resumo das ações executadas e presentes no relatório parcial sobre o projeto em questão:

Momento 1: Diagnóstico das Condições Ambientais do Espaço.

Essa fase tem o objetivo de conhecer o perfil de consumo de água/ esgoto do Cefet/RJ campus Maracanã entre os anos de 2015 e 2017. O gráfico 1, de forma atualizada, mostra o consumo de água que é acompanhado desde o ano de 2015. Esses dados foram obtidos através do Sistema Esplanada Sustentável, que é a iniciativa governamental implementada no Cefet/RJ.

 

 Gráfico 1 – Consumo de água no campus Maracanã – 2015 a 2021

Fonte: Elaboração própria a partir do Sistema Esplanada Sustentável (2021)

 

Momento 2: Construção do checklist

O checklist de vazamento/ desperdício de água, parte da FIGURA observada abaixo, foi desenvolvido por servidores da instituição e especialistas na área ambiental e engenharia civil, o que permitiu identificar, de forma mais clara e objetiva, alguma espécie de desperdício de água em torneiras, vasos sanitários e chuveiros. O período de aplicação do checklist foi de 22 de novembro de 2017 a 22 de fevereiro de 2018.

Figura 1 - Checklist de desperdício de água

Fonte: Elaboração própria

 

Momento 3: Análise e Divulgação das Informações para Reconhecimento.

Nesta fase, foi realizada a análise dos dados primários coletados: consumo de água no período de 2015 a 2017, proveniente do Sistema Esplanada Sustentável, e da aplicação do checklist nas instalações sanitárias do Cefet-RJ, a fim de evidenciar possíveis fatos que justifiquem a “evolução” do consumo de água.

Em todo campus Maracanã, foram investigados banheiros, laboratórios, vestiários, cozinhas e salas de coordenação, que apresentam louças sanitárias, como pias, vasos sanitários e metais sanitários, como torneiras e chuveiros, que totalizam: 172 vasos sanitários, 281 torneiras (de banheiro, de área externa, de cozinha, de laboratórios e de lavagem de piso) e 14 chuveiros em funcionamento.

A seguir alguns resultados obtidos a partir do checklist aplicado (Gráficos 2 a 4). 

 

Momento 4: Ações para um consumo consciente

Após esse procedimento, houve a identificação de ações que possam reduzir e/ou economizar o consumo de água, bem como sensibilizar a comunidade. (Quadro 1)

 

Quadro 1 – Lista de ações que conduzem ao consumo consciente de água

AÇÕES por CATEGORIAS

CAPACITAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO

1)    Treinar o pessoal da Limpeza para a economia de água. Capacitação de gestores e responsáveis pela fiscalização e correção de problemas com o desperdício.

2)    Sinalizar áreas comuns dos campi do Cefet com informativos sobre como reduzir o consumo de água.

3)    Inserir próximos aos equipamentos hidráulicos fotos marcantes e impactantes do problema da FALTA de água no Brasil.

4)    Fazer campanha de conscientização permanente, utilizando cartilhas sobre a importância da redução do consumo de água.

5)    Programas na TV Cefet institucional que visem a sensibilização e economia de água com informações, dicas e entrevistas.

6)    Orientar/capacitar à equipe de projetistas do Cefet nos requisitos que atendem a sustentabilidade ambiental para a preparação de projetos de economia de água.

IRRIGAÇÃO

1)    Irrigar os jardins nos horários menos quentes do dia para evitar a perda de água por evaporação. Orientar os funcionários, criando rotinas acerca da periodicidade de irrigação de jardins.

GESTÃO

1)    Definição, cálculo e divulgação de indicadores de consumo.

2)    Instituir programa de educação ambiental visando a redução do desperdício e fomentando projetos com esse objetivo dentro de cada Instituição.

3)    Criar etiquetas (parecido com o selo de conservação de energia) com faixas de economia de água para equipamentos como torneiras, chuveiros e vasos sanitários.

4)    Criar ou manter uma equipe de manutenção que atenda rapidamente aos chamados para consertos e realize manutenção preventiva.

BOAS PRÁTICAS

1)    Antes de lavar a louça dos Restaurantes Universitários retirar o excesso de comida, sem usar água, e deixar sempre a torneira fechada ao ensaboar.

2)    Colocar dentro das caixas de descarga um tijolo especial ou garrafas PET preenchidas com água ou areia.

3)    Trocar a carrapeta, o reparo ou os registros defeituosos das torneiras que estão pingando.

4)    Regular as boias das caixas de descarga para que encham menos.

5)    Fazer testes nos relógios de água para verificar se não há vazamentos.

6)    Utilização de capas para cobertura das piscinas (tem que estar cloradas) dos campi

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

1)    Instalar um restritor de vazão de água nas torneiras das instituições.

2)    Regulagem de torneiras e de outros dispositivos hidráulicos dos banheiros.

3)    Instalar arejador nas torneiras.

4)    Regulagem periódica das torneiras com temporizadores.

5)    Fiscalizar se os filtros dos bebedouros estão defeituosos.

6)    Pesquisa de Vazamento e Criação de programas de manutenção periódica de banheiros.

INFRAESTRUTURA

1)    Coleta de águas pluviais para utilização em descarga e limpeza dos prédios.

2)    Instalar bacias sanitárias com duplo fluxo proporcionando economia de água.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

1)    Criação de um mecanismo fácil, on-line, telefônico ou um aplicativo para celular, para registrar fotos e vídeos, para comunicação direta sobre vazamentos.

2)    Desenvolver um aplicativo para monitorar o consumo de água a partir das informações do hidrômetro.

Fonte: MEC (2015)

 

A divulgação dessas ações verificou-se durante o evento II Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional cujo tema foi ÁGUA: CONSUMO CONSCIENTE NO CEFET/RJ em novembro de 2017. (Figura 2 e Foto 1)

 

Figura 2 - Cartaz da 2a Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional

Fonte: DPROV (2017)

 

Foto 1 - Apresentação da II Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=qMVo-Rsg7B0

 

Momento 5: Coletor de Águas Pluviais no Cefet/RJ

Com o objetivo de atender à limpeza de piso, rega de plantas e serviços para manutenção, desde o início de fevereiro de 2019, foi instalado o COLETOR DE ÁGUAS PLUVIAIS (Figura 3), que já se encontra em pleno funcionamento no campus Maracanã, na área do Pavilhão da Segurança do Trabalho.
O COLETOR é fruto do projeto de extensão 2017, coordenado pelos professores Alexandre Martinez e Myrna da Cunha, ambos do curso Técnico da Segurança do Trabalho. No futuro, acredita-se que novos COLETORES poderão ser viabilizados no campus Maracanã, bem como outros campi do Cefet/RJ.

Figura 3 – Coletor de Águas Pluviais

 

Momento 6: Comunicação Direta de Vazamento de Água nos Banheiros

Aplicou-se a tecnologia do QR Code como uma alternativa rápida e eficaz no controle e desperdício de água observado nos banheiros. Ao se deparar com um vazamento no banheiro, qualquer pessoa pode acessar o QR Code que se encontra presente nos cartazes (Figura 4). Ao fazer isso, o usuário é levado a um formulário elaborado em software livre com cinco perguntas a serem respondidas, que localizarão o banheiro e a louça sanitária com defeito. A resposta é recebida imediatamente, por e-mail, pela prefeitura do campus, que direciona para a equipe de manutenção realizar o reparo.

Figura 4 – Cartaz sobre Vazamento nos Banheiros

 

Referências

DPROV – DEPARTAMENTO DE PROGRAMAÇÃO VISUAL DO CEFET-RJ. Criação do Cartaz da 2a Roda de Conversa de Sustentabilidade Ambiental Institucional. CEFET-RJ. Outubro, 2017

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Desafio da Água. Desafio da Sustentabilidade. Brasília: MEC, 2015. Disponível em: <premioideiaportal.mec.gov.br> Acesso em 22 Novembro 2017.

MMA - MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Sistema Esplanada Sustentável. 2018. Disponível em: https://www.comprasgovernamentais.gov.br/index.php/sispes Acesso em 04 Abril 2018.

 

 

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