Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Energia

Publicado: Terça, 26 de Abril de 2022, 13h19 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 16h48 | Acessos: 49

Gerar economia de energia para a instituição de ensino, e consequentemente, levar a uma REDUÇÃO DOS GASTOS COM ENERGIA ELÉTRICA é mais uma dentre as propostas de práticas sustentáveis desenvolvidas pela Divisão de Estratégia para Sustentabilidade Ambiental Institucional (DISAI), além de se tornar uma iniciativa para a mudança de comportamentos/ hábitos dos indivíduos sobre a importância de preservar os recursos ambientais.

Acreditamos que a atuação, por meio do PROJETO DE CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA – iniciado em abril de 2018, junto aos servidores e alunos do Cefet/RJ campus Maracanã proporcionará uma maior responsabilidade socioambiental de cada indivíduo da comunidade.

Evitar o DESPERDÍCIO, despertar a SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL e adotar PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS na organização são objetivos a serem alcançados pelo projeto de CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA implantado inicialmente no campus Maracanã, e já disseminado nos campi Valença e Itaguaí. A seguir, encontram-se algumas atividades iniciais do Projeto.

 

AÇÕES/ ATIVIDADES

A colocação de cartazes educativos em um bloco “piloto” do Cefet/RJ (bloco L) e o monitoramento do comportamento da comunidade a partir da fixação dos cartazes educativos.

 

CARTAZES EDUCATIVOS DO PROJETO DE CONSUMO CONSCIENTE ENERGIA NO CEFET/RJ – ABRIL DE 2018

MONITORAMENTO DO COMPORTAMENTO DA COMUNIDADE DO CAMPUS MARACANÃ ao visualizar os cartazes fixados nas salas de aula do bloco L sobre consumo consciente de energia

 

A manutenção dos aparelhos de ar condicionado com a limpeza dos filtros, principalmente, e também acerca da substituição progressiva por equipamentos mais eficientes energeticamente, por meio do Selo PROCEL (etiqueta que identifica os aparelhos eletrodomésticos mais econômicos, de acordo com a eficiência energética, medida pelo Coeficiente de Eficiência Energética). Na administração pública federal, são aceitos os selos A, B e C.

 

SUBSTITUIÇÃO DE APARELHOS DE AR CONDICIONADO ANTIGOS POR NOVOS COM SELO PROCEL.

 

SUBSTITUIÇÃO DE LÂMPADAS FLUORESCENTES POR LED TUBULARES NAS SALAS DE AULA

 

ACOMPANHAMENTO DO CONSUMO MENSAL DE ENERGIA, EM kWh, NO CAMPUS MARACANÃ NOS PERÍODOS: PONTA E FORA DA PONTA DE 2015 A 2021

 

 

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página