Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Estrutura organizacional do DTINF
Início do conteúdo da página

Estrutura organizacional do DTINF

Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 17h36 | Última atualização em Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 17h41 | Acessos: 44

A Estrutura Organizacional do Departamento de Tecnologia da Informação é composta por uma secretaria de apoio ao departamento e por três grandes áreas: Governança, Sistemas e Infraestrutura. Estas áreas, por sua vez, possuem subáreas subordinadas a elas.

 

Governança

A Divisão de Estratégia e Governança em Tecnologia da Informação (DIGTI) busca se nortear segundo os princípios basilares na área  governança de TI, dos quais se destacam na literatura, o alinhamento estratégico entre a TI e o negócio, a entrega de valor pela TI à organização, o gerenciamento dos riscos relacionados à TI, o gerenciamento do desempenho da TI, o gerenciamento e monitoramento de recursos e controle e a responsabilização pelas decisões de TI. Visando o cumprimento desses fundamentos, a DIGTI participa ativamente na elaboração do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI), no Plano de Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), na Política de Segurança da Informação e Comunicação (POSIC) do Cefet/RJ. Além disso, gerencia os projetos do DTINF com base no PMBOK  e na metodologia proposta pela Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP), entre outras, estabelece também as Boas Práticas de Governança de TIC no Cefet/RJ e coordena o projeto de implantação à Plataforma da Cidadania Digital.

 

Sistemas

A Divisão de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas (DIDMS) é responsável por propor e implementar metodologias, sistemas, plataformas e bases tecnológicas a serem adotadas pelo Cefet/RJ, além de garantir, em conjunto com a Divisão de Infraestrutura em Tecnologia da Informação - DINFO, a disponibilidade dos sistemas de informação e autenticidade, confidencialidade e integridade dos dados do Cefet/RJ. Para isso, a divisão planeja, desenvolve, implanta, mantém e promove melhoria continuada dos sistemas de informação necessários ao funcionamento do Cefet/RJ, com recursos internos ou terceirizados.

 

Infraestrutura

A DINFO é responsável por gerenciar, manter e especificar os equipamentos de TIC do DTINF; pesquisar, promover e implantar Tecnologia de Informação a fim de garantir o bom funcionamento dos serviços de TIC aos usuários do Cefet/RJ; verificar, manter e ampliar as redes de voz e dados; monitorar a disponibilidade dos serviços; prover infraestrutura de TIC; garantir, em conjunto com a Divisão de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas, a disponibilidade dos sistemas de informação e autenticidade, confidencialidade e integridade dos dados do Cefet/RJ.

 

As atribuições detalhadas de cada setor deste Departamento podem ser encontradas no regimento interno do DTINF.

registrado em:
Fim do conteúdo da página